Uma boa estratégia de marketing, principalmente com enfoque na presença nas redes sociais, é essencial para qualquer negócio. Segundo dados da empresa Cadastra, mais de 40% dos brasileiros foram levados a consumir produtos e serviços por conta de influenciadores digitais, ou seja, é inegável o papel deles no impulsionamento de vendas. Percebemos que com eles é possível se adaptar melhor a um mundo de consumo globalizado, construir uma imagem e presença de marca duradoura, além de criar conexões genuínas que levam à fidelização dos clientes.
O mercado atual é um mercado conectado, principalmente no Brasil, o país número um com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra. De onde vem essa decisão? Do conteúdo produzido por seus criadores preferidos. O consumidor de hoje não compra primeiro e depois decide se gostou ou valeu a pena, mas, sim, aposta nos comentários do site, nas avaliações de antigos clientes e, claro, na opinião dos influenciadores. Imagine seu streaming preferido: um perfil lotado de sugestões feitas somente para você, de acordo com um algoritmo adequado e segmentado. Essa mesma ideia vale no consumo de conteúdo nas redes sociais e, em última análise, na presença que uma marca tem entre produtores e consumidores.
A relação entre seguidor e influenciador é pautada, dentre outros fatores, pela confiança. Essa confiança tem seu diferencial nas particularidades, no que faz daquele o seu público alvo. Quanto mais segmentado e específico o material produzido, somando-se a um produto ao mesmo tempo é abrangente e de qualidade, melhor esse público será atingido. Afinal, esse é o objetivo de uma estratégia de marketing: impulsionar o crescimento dos negócios por meio da conexão entre clientes que efetivamente confiam em seu produto. Manter essa confiança é essencial e isso se deve também à qualidade do produto oferecido, o que só reforça a presença positiva da marca no mercado onde atua.
Entre a importância da opinião de um influenciador digital para seus seguidores, um formato de consumo “sob demanda”, em que o consumidor decide cuidadosamente onde e o que deseja comprar, e uma relação de confiança entre seguidor e influenciador que define o direcionamento dessa mesma demanda, temos uma conexão emocional orgânica e que ocorre por meio do compartilhamento de experiências de compras que são tangíveis, cotidianas e mais autênticas. Essa relação funciona para todo mundo. Empresa e influenciador se beneficiam não só financeiramente (a primeira com o aumento de vendas e o segundo por meio de incentivos oferecidos), mas com recursos igualmente decisivos: alcance, influência e fidelização.
Com tudo isso em mente, é inegável a importância dessa parceria do marketing de influência para gerar maior receita para uma empresa e estabelecer uma presença duradoura e de boa reputação no mercado. Na Portão 3, queremos muito crescer cada vez mais nossa rede de representantes, afiliados e consultores, que podem ser influenciadores. No último mês, mais de 50% da aquisição de parceiros se deu por meio desse canal de aquisição. Essas parcerias são ponto chave para o crescimento orgânico da nossa empresa, com CAC mais barato e com uma velocidade de crescimento acima da média.
*Eduarda Camargo é CMO da Portão 3 e Matheus Brenny é Diretor de Vendas da Portão 3, uma fintech que ajuda negócios do mundo todo na gestão de pagamentos, viagens e despesas corporativas.
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