MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing de Experiências: Aventuras da realidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

19 de abr. de 2006

CATEGORIA

Artigos

<p><strong>Marketing de Experiências: Aventuras da realidade</strong><br /><a href="http://www.fia.com.br/profuturo" target="_blank">Pierre Schürmann*</a></p><p>A crescente virtualização dos relacionamentos, dos meios de comunicação, da experiência, enfim, tem produzido um movimento também crescente, de intensidade semelhante e em sentido contrário: a de valorização da experiência real. Quando tudo se encaminha para o virtual, para experiências sintéticas, a distância, não presencial, o real volta a ganhar perspectivas diferenciadas de compartilhamento de experiências inéditas.<br /><br />Daí a procura, por um número cada vez maior de pessoas e de empresas, por experiências de vida mais radicais, mais emocionantes, mais limite. Afinal, a sensação de sentir-se vivo é a que dá o sentido para tudo o mais. Todos querem sair do comum, querem se emocionar.<br /><br />O Marketing Experience, ou Marketing de Experiências, é o segmento do marketing que acompanha esse movimento de valorização do real e é perito em promover aventuras da realidade. Eventos e ações diferenciados, que falam muito mais ao coração da pessoa, têm se mostrado uma ferramenta eficaz de relacionamento e até de geração de negócios para o mercado corporativo.<br /><br />O Experience Marketing visa a surpresa. E, para surpreender, busca alcançar primeiramente os sentidos, via conexão emocional. O alto executivo não será convidado para mais um happy hour de negócios, participará de uma aventura gastronômica ao lado de um chef de cuisine. E não só: será convidado a preparar seu próprio prato, numa verdadeira clínica gastronômica na qual poderá estar presente também a sua esposa ou marido. Velejará ao lado de profissionais, jogará futebol com craques, viajará para lugares diferenciados e com uma programação personalizada. O alto executivo não assistirá simplesmente a eventos, sempre participará deles como protagonista. Marketing de Experiências implica o envolvimento do alto executivo ou consumidor numa experiência que se constrói e se compartilha. Em uma única palavra: participação.<br /><br />O real é um manancial infinito de aventuras extraordinárias. O Marketing Experience tem a função específica de descobrir oportunidades e criar situações diferenciadas para marcar uma vida. Grandes empresas e marcas nascem de um compromisso com o desenvolvimento profissional e até mesmo afetivo de seu público. Nascem do estabelecimento de uma relação que se quer sempre nova, dinâmica, atualizada a todo instante. O consumidor também quer ser surpreendido, seduzido. Apostar em aventuras da realidade é viver experiências conjuntas que aprofundam vínculos e atualizam conteúdos de vida.<br /><br />O sentido de exclusividade é um dos princípios básicos das ações do Marketing de Experiências. E quando falo em exclusividade, não me refiro àquela das dezenas de correspondências que chegam até nós e nos dizem que as ofertas e brindes que recebemos são exclusivos, que somos especiais, quando sabemos que outros milhares de pessoas receberam as mesmas ofertas e brindes. Falo de exclusividade mesmo, de experiências inéditas, realizadas sob medida, diferenciadas. Quer que seu consumidor se sinta realmente especial, tratado com exclusividade? Prepare uma aventura da realidade com o patrocínio da sua empresa ou marca. Ela se tornará inesquecível.<br />É fácil também perceber que o consumidor ou cliente não se contenta mais em ser supostamente reconhecido, princípio básico dos programas de relacionamento, e receber, ao final, por sua fidelidade, um cupom que vale uma pizza média num restaurante. O prêmio por contribuir às vezes com milhares de reais por mês se resume a isso? Com a concorrência cada vez mais acirrada, devido à oferta abundante – marcas também se globalizaram, competindo em todos os mercados –, fidelidade é um bem extraordinário e muito valioso. Presentear o seu público fiel com experiências diferenciadas, lúdicas, em ambientes que favoreçam a descontração, pode ser o seu grande diferencial.<br /><br />Proporcionar aventuras da realidade é garantir espaço definitivo no coração do seu público. O comum ou previsível não encanta mais ninguém.<br /><br />*Pierre Schürmann é presidente da Conectis, a primeira agência do Brasil especializada em Marketing Experience criadora do Experience Club.</p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme