<p><strong>Marketing de Experi&ecirc;ncias: Aventuras da realidade</strong><br /><a href="http://www.fia.com.br/profuturo" target="_blank">Pierre Sch&uuml;rmann*</a></p><p>A crescente virtualiza&ccedil;&atilde;o dos relacionamentos, dos meios de comunica&ccedil;&atilde;o, da experi&ecirc;ncia, enfim, tem produzido um movimento tamb&eacute;m crescente, de intensidade semelhante e em sentido contr&aacute;rio: a de valoriza&ccedil;&atilde;o da experi&ecirc;ncia real. Quando tudo se encaminha para o virtual, para experi&ecirc;ncias sint&eacute;ticas, a dist&acirc;ncia, n&atilde;o presencial, o real volta a ganhar perspectivas diferenciadas de compartilhamento de experi&ecirc;ncias in&eacute;ditas.<br /><br />Da&iacute; a procura, por um n&uacute;mero cada vez maior de pessoas e de empresas, por experi&ecirc;ncias de vida mais radicais, mais emocionantes, mais limite. Afinal, a sensa&ccedil;&atilde;o de sentir-se vivo &eacute; a que d&aacute; o sentido para tudo o mais. Todos querem sair do comum, querem se emocionar.<br /><br />O Marketing Experience, ou Marketing de Experi&ecirc;ncias, &eacute; o segmento do marketing que acompanha esse movimento de valoriza&ccedil;&atilde;o do real e &eacute; perito em promover aventuras da realidade. Eventos e a&ccedil;&otilde;es diferenciados, que falam muito mais ao cora&ccedil;&atilde;o da pessoa, t&ecirc;m se mostrado uma ferramenta eficaz de relacionamento e at&eacute; de gera&ccedil;&atilde;o de neg&oacute;cios para o mercado corporativo.<br /><br />O Experience Marketing visa a surpresa. E, para surpreender, busca alcan&ccedil;ar primeiramente os sentidos, via conex&atilde;o emocional. O alto executivo n&atilde;o ser&aacute; convidado para mais um happy hour de neg&oacute;cios, participar&aacute; de uma aventura gastron&ocirc;mica ao lado de um chef de cuisine. E n&atilde;o s&oacute;: ser&aacute; convidado a preparar seu pr&oacute;prio prato, numa verdadeira cl&iacute;nica gastron&ocirc;mica na qual poder&aacute; estar presente tamb&eacute;m a sua esposa ou marido. Velejar&aacute; ao lado de profissionais, jogar&aacute; futebol com craques, viajar&aacute; para lugares diferenciados e com uma programa&ccedil;&atilde;o personalizada. O alto executivo n&atilde;o assistir&aacute; simplesmente a eventos, sempre participar&aacute; deles como protagonista. Marketing de Experi&ecirc;ncias implica o envolvimento do alto executivo ou consumidor numa experi&ecirc;ncia que se constr&oacute;i e se compartilha. Em uma &uacute;nica palavra: participa&ccedil;&atilde;o.<br /><br />O real &eacute; um manancial infinito de aventuras extraordin&aacute;rias. O Marketing Experience tem a fun&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica de descobrir oportunidades e criar situa&ccedil;&otilde;es diferenciadas para marcar uma vida. Grandes empresas e marcas nascem de um compromisso com o desenvolvimento profissional e at&eacute; mesmo afetivo de seu p&uacute;blico. Nascem do estabelecimento de uma rela&ccedil;&atilde;o que se quer sempre nova, din&acirc;mica, atualizada a todo instante. O consumidor tamb&eacute;m quer ser surpreendido, seduzido. Apostar em aventuras da realidade &eacute; viver experi&ecirc;ncias conjuntas que aprofundam v&iacute;nculos e atualizam conte&uacute;dos de vida.<br /><br />O sentido de exclusividade &eacute; um dos princ&iacute;pios b&aacute;sicos das a&ccedil;&otilde;es do Marketing de Experi&ecirc;ncias. E quando falo em exclusividade, n&atilde;o me refiro &agrave;quela das dezenas de correspond&ecirc;ncias que chegam at&eacute; n&oacute;s e nos dizem que as ofertas e brindes que recebemos s&atilde;o exclusivos, que somos especiais, quando sabemos que outros milhares de pessoas receberam as mesmas ofertas e brindes. Falo de exclusividade mesmo, de experi&ecirc;ncias in&eacute;ditas, realizadas sob medida, diferenciadas. Quer que seu consumidor se sinta realmente especial, tratado com exclusividade? Prepare uma aventura da realidade com o patroc&iacute;nio da sua empresa ou marca. Ela se tornar&aacute; inesquec&iacute;vel.<br />&Eacute; f&aacute;cil tamb&eacute;m perceber que o consumidor ou cliente n&atilde;o se contenta mais em ser supostamente reconhecido, princ&iacute;pio b&aacute;sico dos programas de relacionamento, e receber, ao final, por sua fidelidade, um cupom que vale uma pizza m&eacute;dia num restaurante. O pr&ecirc;mio por contribuir &agrave;s vezes com milhares de reais por m&ecirc;s se resume a isso? Com a concorr&ecirc;ncia cada vez mais acirrada, devido &agrave; oferta abundante &ndash; marcas tamb&eacute;m se globalizaram, competindo em todos os mercados &ndash;, fidelidade &eacute; um bem extraordin&aacute;rio e muito valioso. Presentear o seu p&uacute;blico fiel com experi&ecirc;ncias diferenciadas, l&uacute;dicas, em ambientes que favore&ccedil;am a descontra&ccedil;&atilde;o, pode ser o seu grande diferencial.<br /><br />Proporcionar aventuras da realidade &eacute; garantir espa&ccedil;o definitivo no cora&ccedil;&atilde;o do seu p&uacute;blico. O comum ou previs&iacute;vel n&atilde;o encanta mais ningu&eacute;m.<br /><br />*Pierre Sch&uuml;rmann &eacute; presidente da Conectis, a primeira ag&ecirc;ncia do Brasil especializada em Marketing Experience criadora do Experience Club.</p>
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