De muitas formas, as etapas do Marketing moderno podem ser comparadas às de uma maratona. E, na maioria dos casos, empresas que cruzam a linha de chegada em primeiro lugar levam o prêmio, ou quase isso: em um cenário marcado pela concorrência e pelas tentativas de conquistar o consumidor, 50% das vendas vão para a marca que responde primeiro ao cliente, segundo a Sinch.
Existem muitas maneiras de cruzar a linha de chegada na primeira posição e, atualmente, o Marketing conversacional se destaca como uma das mais eficientes. Isso porque os consumidores tendem a conversar com as marcas quando são afligidos por dúvidas ou quando estão simplesmente curiosos sobre algo específico.
Neste contexto, 45% dos consumidores entram em contato com as marcas em busca de informações sobre produtos ou preços; 35 para receber respostas instantâneas a qualquer momento; 33% porque consideram as mensagens como uma maneira mais fácil para fazer compras; 31% para obter orientação personalizada e, finalmente, 30% para pechinchar preços e ofertas, conforme apontam dados divulgados pela Meta.
Logo, a menos que um consumidor seja religiosamente fiel a uma marca que falha em respondê-lo nestes cenários, a tendência é que este cliente busque pela resposta - e conclua uma possível compra - em uma concorrente. Por isso, o funcionamento das estratégias de Marketing Conversacional se baseiam nos quatro pilares da mensageria: conectar-se nos canais preferidos, mostrar em vez de dizer, ser um amigo do consumidor e criar conversas significativas.
Naturalmente, empresas enfrentam desafios ao longo do processo, como os gastos excessivos em esforços de Marketing ineficazes e a dificuldade de acompanhar as tendências de pesquisa de produtos. A lacuna entre as expectativas das equipes de Marketing e as respostas reais dos consumidores também é um obstáculo recorrente.
Para Ana Baars, gerente de Conteúdo e Design de Conversação da Sinch, o desenvolvimento de um serviço confortável é fundamental para manter o envolvimento do consumidor. Entender o comportamento e as preferências individuais permite às marcas criar uma conexão autêntica, dando ao cliente o que ele merece e aumentando as chances de fidelidade.
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