Poucos mercados são tão favoráveis aos produtos premium quanto o setor de beleza, e, ultimamente, grandes marcas do setor estão desenvolvendo alternativas acessíveis para desfazer a ideia de que os produtos premium devem ser, necessariamente, caros.
Esta percepção, compartilhada pela WGSN no relatório Tendência-chave 2025/6, reforça a importância de ofertas alternativas por parte das marcas do setor em um mercado marcado pela volatilidade econômica global e pelas oportunidades no espaço de beleza de massa.
Não faltam exemplos para ilustrar a solidez desse movimento. Na Ásia, 14 marcas sul-coreanas se uniram à Daiso, rede popular japonesa conhecida por administrar lojas de baixo custo, e criaram linhas de beleza exclusivas a preços acessíveis. As vendas registradas pelo conglomerado cresceram 70%.
Uma destas empresas, a VT Cosmetics, enxergou uma boa oportunidade para lançar nas lojas japonesas o Reedle Shot 2ml a cerca de US$ 2. Este pode ser considerado um item alternativo compacto em comparação a sua matriz, de 50ml e dez vezes mais cara (R$ 234 no Brasil) do que a versão low-cost.
Na avaliação da WGSN, a economia substancial de custos, a qualidade e a eficácia atrairão os consumidores que se preocupam com o valor do produto. Para isso, a estratégia deve evitar desvalorizar a marca principal, mantendo seus valores essenciais e criando uma identidade própria para os alternativos.
Leia também: 13 principais tendências para 2024, segundo a WGSN
COMPARTILHAR ESSE POST