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Marcas precisam buscar formatos de comunicação acessíveis, afirma COO da Tunad

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

17 de nov. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

A 5ª edição paulista do evento Marketing Data Science 2023 reuniu na segunda semana de novembro mais de 120 líderes das áreas de Marketing, dados, analytics, mídia, e-commerce, CRM, UX e digital do Brasil, no espaço na Sala Madrid do Restaurante Figueira Rubayat, em São Paulo. O debate trouxe importantes reflexões sobre como o avanço tecnológico e regulatório criam a necessidade de inovação no Marketing e mensuração para antecipar as demandas do futuro e se preparar para oportunidades que já estão à frente.

O evento destacou dois pontos cruciais: a importância da mensuração de dados de forma mais robusta e holística e as complexidades associadas ao compartilhamento de dados em um ambiente regulatório cada vez mais restrito. Com instrumentos legais como a LGPD em vigor, as empresas enfrentam barreiras significativas para compartilhar dados, evidenciando a necessidade urgente das organizações se adaptarem e se adequarem às regulamentações em vigor.

Uma análise aprofundada apontou uma realidade demográfica peculiar no Brasil. Apesar da crescente penetração online, um quarto da população brasileira, que representa 40% da renda, já está numa faixa etária com mais de 55 anos e tem comportamento diferenciado. O envelhecimento da população e a falta de educação escolar destacam a importância crescente de formatos de comunicação acessíveis, como vídeo e áudio, conforme destacou Ricardo Monteiro, COO da Tunad, que trouxe ainda uma perspectiva instigante ao destacar a explosão do uso de áudio no WhatsApp como um exemplo de sucesso adaptativo.

Ele enfatizou que, dependendo do momento da marca, seu valor intrínseco e seu público-alvo, desenvolver uma campanha com abordagem mista de maior alcance pode se tornar obrigatório, seja para empresas tradicionais seja para empresas que nasceram online.

O COO explicou que mensurar o impacto efetivo de uma campanha publicitária, especialmente quando temos uso concomitante de TV, Rádio, Livestreaming, CTV e Online é um desafio constante para as equipes de mídia. Isso decorre da elaboração tradicional dos planos de mídia baseados em alcance e audiência, muitas vezes resultando em desperdício de recursos, pois a audiência isoladamente não mostra o verdadeiro interesse do consumidor.

"Assim entra o papel da Inteligência de Mídia", esclarece Monteiro, detalhando o case da Tunad, ao ativar e potencializar campanhas online a partir de contextos cotidianos, utilizando métricas online para mensuração. Essa abordagem, diferentemente dos planos de mídia convencionais, foca na reação dos consumidores aos conteúdos das marcas em transmissões de grande alcance, utilizando modelos de IA preditivos para criar planos de mídia precisos e direcionados.

Ele ainda exemplificou como o mercado financeiro, telecom, companhias de Turismo e de beleza estão otimizando suas campanhas de mídia e melhorando sua performance, sem desperdiçar as verbas publicitárias.

Intitulado de "Em Questão de Instantes os Dados se Transformam em Possibilidades", os participantes evidenciaram a necessidade de estratégias de comunicação flexíveis, adaptadas ao momento da marca e ao público-alvo. A compreensão de que as campanhas online não são necessariamente universais, especialmente em um cenário demográfico e educacional diversificado, ficou clara, além da urgência de abordagens mais personalizadas e eficazes.

Além de diagnosticar os desafios atuais, o evento apontou para o futuro do mercado de comunicação brasileiro, incentivando as empresas a se adaptarem rapidamente a uma realidade em constante evolução.

Leia também: Spotify celebra a redescoberta do poder do áudio pelas marcas

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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