MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marcas influenciadoras e a experiência do cliente

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

26 de jul. de 2023

CATEGORIA

Negócios

Sempre defendi em sala de aula e no mercado que marcas são organizações capazes de transformar a sociedade e a cultura. Quando analisamos o conceito central de marketing podemos entender isso ainda melhor, quando por exemplo, Marcos Cobra afirma que marketing tem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida, já Philip Kotler, defende que marketing é um processo social.

Se marketing é um processo social e tem o compromisso em melhorar a qualidade de vida, as marcas são instrumentos de transformação social e cultural, portando, empresários, diretores e gestores de negócios precisam além da missão, visão, valores, incluir em suas ideologias e prática a seguinte variável: como posso melhorar o mundo?

Essa semana ministrei uma capacitação de mercado para um grupo de empresários e vi essa pergunta na ideologia corporativa de um pequeno salão de beleza: Vila Cachos, um negócio com pouco mais de 100 clientes e que tem visão de gente grande. Fiquei feliz ao ver um empresário com essa visão – para além das relações empresariais, atuando para transformar o mundo (ou parte dele). Nas suas práticas empresariais este salão inclui ações sustentáveis como retorno de resíduos e embalagens de produtos, coleta seletiva e ações educativas para os clientes. Bingo: o simples bem-feito e alinhado com uma cultura de desenvolvimento.

Se olharmos para outras marcas no Brasil é possível olhar estes negócios ajudando a transformar realidades sociais e empresariais, como por exemplo, o Magazine Luiza que lançou o primeiro processo seletivo apenas para negros como prática de inclusão, diversidade e reparação histórica. Ou ainda o Grupo Terra Zoo, no Nordeste, que lançou a primeira vitrine viva de adoção de animais do Brasil, usando a área mais quente da sua loja para um projeto de responsabilidade social e estimulando outros varejistas do segmento a seguir a mesma linha no país.

A professora Doutora Carolina Terra afirma que existe um ecossistema de influência corporativa que envolve um conjunto de agentes, grupos e indivíduos que influenciam e impactam nos relacionamentos, percepções, opiniões e decisões de uma organização com seus mais diversos públicos, comunidades e audiências.

Um exercício que podemos fazer enquanto gestores é se perguntar: COMO O MEU NEGÓCIO E A MINHA MARCA PODEM INFLUENCIAR POSITIVAMENTE A MELHORIA DA SOCIEDADE OU DO MUNDO?

*Fernando Coelho – Doutorando em Educação com pesquisa em Gamificação. Professor da ESPM, UEMA e Instituto Navigare. É também Colunista do Portal Mundo do Marketing. Atua como Executivo de Marketing e Experiência do Cliente e Palestrante e Mentor de Negócios focado em Experiência do Cliente. Autor dos Livros Fidelizando o Cliente na Prática, Customer Experience Descomplicado, pela Editora Autores do Brasil e mais 4 obras de negócios.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme