Agilidade, confiança e personalização são palavras de ordem no Marketing para este ano segundo o Digital Trends Report 2022, lançado pela Adobe Experience Cloud. A pesquisa, realizada junto com a eConsultancy, entrevistou cerca de 10.000 profissionais, consultores e líderes de marketing e TI, para entender onde eles concentrarão esforços para se manterem competitivos em 2022. Entre as principais tendências está a mudança de comportamento dos consumidores digitais, fator que tem provocado a transformação digital no Marketing.
Dos executivos entrevistados, 87% acreditam que as expectativas dos clientes foram refeitas digitalmente e que o sucesso da empresa é definido pela capacidade de resposta às mudanças. Isso pode ser comprovado pela nova forma de fazer negócios: 75% das empresas relatam um aumento no uso de canais digitais por clientes.
O estudo aponta também que mais de 50% dos executivos aumentaram seus investimentos em plataformas que capacitam as equipes para atender clientes no complexo ambiente omnichannel de hoje. As tecnologias voltadas para a criação de melhores experiências para os usuários estão entre suas principais prioridades de gastos para 2022, segundo a Adobe.
Segundo a empresa, a relação das marcas com seus consumidores é frágil, afinal cada dado coletado carrega a expectativa de que elas fornecerão experiências valiosas enquanto protegem as informações. As pessoas querem simplicidade, transparência e confiança. As empresas líderes entendem que, com seus sistemas atuais, não podem gerenciar manualmente os dados com responsabilidade, na escala necessária. É por isso que elas estão investindo em plataformas que permitem unificar e ativar seus dados, ao mesmo tempo em que aplicam uma governança poderosa em todos os públicos, canais e regiões.
Desbloqueando novos níveis de agilidade
A pesquisa também revela que as principais empresas incorporaram agilidade em suas práticas do dia a dia, sendo que 92% dos executivos afirmaram que seu nível de agilidade determinará seu sucesso como organização de Marketing. Outros 65% dos líderes de marketing classificam sua velocidade de obter e agir com base nos insights do cliente como forte ou muito forte. Por outro lado, apenas 5% dos atrasados dizem que podem coletar esses insights rapidamente.
Os líderes também sabem que, para melhorar a experiência do cliente, devem reduzir o atrito na forma como os funcionários se conectam e trabalham. Os entrevistados classificaram a falta de integração entre sistemas de tecnologia, problemas de fluxo de trabalho e falta de habilidades digitais como as principais barreiras internas para oferecer excelentes experiências ao cliente. Em resposta, 59% dos líderes digitais estão investindo em talentos e treinamento para tornar suas equipes mais produtivas.
Maior colaboração entre TI e Marketing
À medida que os comportamentos dos clientes continuam a mudar a uma velocidade vertiginosa, os CMOs e os CIOs devem colaborar ainda mais para combinar a experiência do cliente e as estratégias digitais com novos níveis de criatividade e inovação, analisa a Adobe. O estudo mostrou que 83% dos executivos concordam que Marketing e TI têm uma visão compartilhada.
Experiências personalizadas x alcance de milhões
Por fim, há um acordo entre os líderes digitais de que a personalização em escala é seu principal dever para 2022 e que eles precisam de uma combinação de dados integrados, análises focadas em insights e automação de Marketing para atingir o objetivo. Quase 60% dos executivos classificam dados e insights como sua principal prioridade tecnológica para o próximo ano.
Já 37% dos profissionais de Marketing e de TI admitem que a maior barreira que impede a ótima experiência do cliente é a falta de integração entre seus sistemas de tecnologia, por isso a quebra de silos é uma forte tendência nos negócios.
Hoje é possível ter a capacidade para fazer muito com a personalização em tempo real por meio de conteúdo, análise, automação – e cada vez mais IA – que abrirá novas oportunidades para as marcas se diferenciarem e se conectarem com os clientes.
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