MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Mães solo representam a segunda maior fatia na organização familiar no Brasil, aponta Qualibest

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de set. de 2022

CATEGORIA

Reportagens

Analisar os arranjos familiares é uma necessidade constante do mercado para se aproximar ainda mais do consumidor. Isso porque as novas rotinas acabam impactando no consumo e na forma com que as marcas lidam com determinado público. Se antigamente os homens eram tidos como os chefes do lar, a realidade é que hoje as casas possuem mais de um chefe com a presença da mulher no mercado de trabalho, ou ainda ela tomando pra si o papel de líder do lar.

De acordo com a pesquisa da Qualibest, apresentada por Fabia Fábia Silveira, Gerente de Atendimento e Planejamento do instituto, no Clube Mundo do Marketing, os lares brasileiros hoje são bastante plurais, tendo a formação tradicional de um casal heterossexual com filhos em sua maioria (53%). Por outro lado, as mães solo representam a segunda maior fatia nessa organização, com 13%.Em seguida surgem a família reconstituída, com filhos de outros relacionamentos (8%) e que moram sozinhos (7%).

Nessa responsabilidade pelo lar, as contas são pagas - em sua maioria - entre duas ou mais pessoas (51%). Para 34%, uma pessoa é responsável pelos gastos, mas também divide com outra pessoa. Apenas 15% são os únicos a serem responsáveis pelas contas.

Representatividade das marcas

Na hora de se comunicar com o público, no entanto, não cabe a uma marca generalizar as famílias com base no que a maioria aponta. As mulheres, solteiros, pessoas não binárias e de classe A e B são as que mais reconhecem marcas que abraçam a diversidade. A pesquisa da Qualibest, em parceria com a Top Brands, mostrou também que o cuidado da marca com este tema interfere na nova jornada do consumidor na etapa de consideração, onde a escolha do shopper depende do discurso e atitudes das empresas.

Recorte nos gastos do lar

As classes C/D/E são aquelas em que as pessoas mais velhas são responsáveis pelo lar. E, mais especificamente, na região Norte é onde mais reconhecem a figura que mais possui cuidado com as pessoas e quem exerce autoridade. Já na análise geracional, os jovens são as pessoas com mais autoridade dentro de casa para influenciar os gastos. Por outro lado, é a geração Y que mais diz contribuir financeiramente com as contas.

Leia também: Participe do Clube Mundo do Marketing, um encontro exclusivo de profissionais da área para troca de experiências. Clique aqui para participar.

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme