MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Líderes empresariais precisam ser mais flexíveis em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Líderes empresariais precisam ser mais flexíveis em 2025
Líderes empresariais precisam ser mais flexíveis em 2025
Líderes empresariais precisam ser mais flexíveis em 2025

O antigo paradigma “manda quem pode, obedece quem tem juízo” está perdendo força no contexto empresarial à medida que  os trabalhadores priorizam cada vez mais o bem-estar e a saúde emocional ao avaliarem a permanência em empresas que não respeitam seus limites e valores. 

O movimento ainda é pequeno, mas relevante e crucial para a conquista de condições de trabalho mais justas. Globalmente, cerca de 22% dos profissionais já estão estabelecendo limites mais claros em suas funções, evitando tarefas que não sejam parte de suas responsabilidades, e 20% deixam de responder a mensagens corporativas fora do expediente, conforme apontam dados do levantamento “State of Hybrid Work”, da Owl Labs.

Para Carolina Valle Schrubbe, fundadora da Quare e especialista em desenvolvimento de pessoas, 2025 trará desafios e oportunidades inéditas para os gestores, com tendências marcantes como a consolidação do trabalho híbrido, o avanço da inteligência artificial (IA) e a crescente relevância de práticas voltadas à diversidade, equidade e inclusão (DE&I).

diversidade, equidade e inclusão

A especialista observa que trabalho híbrido já é o modelo preferido de muitos profissionais e deverá ser um dos principais pontos de atenção para as lideranças modernas – uma realidade respaldada por estudos que indicam que empresas que adotam esse formato têm maior sucesso em atrair e reter talentos. 

Diversidade e sustentabilidade como prioridades estratégicas

Temas já amplamente discutidos, como sustentabilidade, continuam ganhando força e exigem que empresas, gestores e colaboradores se adaptem constantemente. Para 2025, práticas de DE&I, juntamente com a sustentabilidade, ocuparão um lugar central nas estratégias organizacionais.

Carolina avalia que o que antes era visto como pauta de nicho agora se estabelece como prioridade estratégica. Os líderes terão a responsabilidade de promover um ambiente inclusivo, valorizando a pluralidade de perspectivas para estimular a inovação e melhorar a performance organizacional. Além disso, a sustentabilidade será indispensável, com empresas sendo desafiadas a alinhar metas de crescimento a impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.

Neste panorama, a demanda por líderes empáticos, comunicativos e adaptáveis, capazes de criar ambientes emocionalmente seguros e promover uma cultura de aprendizado, será alta no ano que vem. Na avaliação da especialista, o sucesso em 2025 dependerá da capacidade de equilibrar o uso estratégico de tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial, com a humanização das relações. 

Lideranças eficazes precisarão focar em práticas inclusivas e sustentáveis, mostrando que a inovação pode caminhar lado a lado com o impacto social positivo. Essas tendências não apenas moldarão o futuro da liderança, mas também determinarão o legado que ela pode deixar para as organizações e a sociedade.

Leia também: 10 tendências que garantirão competitividade às marcas em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme