A profissão de cabeleireiro movimenta mais de R$130 bilhões por ano no Brasil e reúne mais de 1,3 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) ativos, conforme apontam dados do estudo “Na raiz do PRO – Um retrato do brilho, das conquistas e dos anseios dos profissionais cabeleireiros”, realizado pela Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal no Brasil.
O levantamento ouviu mais de mil profissionais em 400 cidades brasileiras e mostra que 87% pretendem seguir na carreira, motivados pela autonomia e pela capacidade de transformar vidas. Embora 74% tenham buscado formação antes de iniciar suas atividades, 56% afirmam que a sociedade ainda enxerga a profissão como uma escolha fácil, e 31% relatam já ter sido julgados por sua opção profissional.
Quase metade (46%) sonhava desde cedo em seguir o ofício, e dois terços defendem a obrigatoriedade de cursos profissionalizantes, o que evidencia o preparo técnico existente na base da profissão. Em termos de remuneração, a renda média de um cabeleireiro formal é de R$ 5.950,00 – mais que o dobro da média nacional per capita (R$2.069,00).
Apesar da relevância econômica, a profissão ainda carece de regulamentação. O Brasil não possui curso superior nem técnico reconhecido na área, o que transfere às empresas o papel de formar e capacitar novos profissionais. O levantamento indica que 69% dos cabeleireiros esperam que esse tipo de treinamento seja oferecido pelo setor privado.
Atenta ao contexto de ofertas e oportunidades, a L’Oréal Produtos Profissionais tem investido tanto na formação técnica dos profissionais do setor, quanto na construção de um ecossistema de valorização que une educação, visibilidade e oportunidades de crescimento.
A marca mantém academias no Rio de Janeiro e em São Paulo, com cursos teóricos e práticos voltados ao mercado profissional, e promove iniciativas de formação gratuita, como o projeto Geração Pro, em parceria com o Senac-DF, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico.
“Queremos dar ainda mais visibilidade para as conquistas e os desafios desses profissionais, que fazem parte da base criativa e econômica da sociedade”, diz Joana Fleury, Diretora Geral da Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L'Oréal no Brasil.

Paralelamente, a empresa investe em ações de conteúdo e mídia para aumentar a visibilidade da profissão, como colunas na Marie Claire, capas no O Globo e séries na Elle. Essas ações têm como objetivo “impulsionar a autonomia, o reconhecimento e a sustentabilidade dessa comunidade que movimenta criatividade, economia e autoestima no Brasil”, narra a Diretora.
O ambiente digital também é explorado pela marca como espaço de expressão e influência dos cabeleireiros. Muitos profissionais se tornam criadores de conteúdo, alcançando públicos engajados e moldando tendências de beleza. Para fortalecer essa presença, foi criado o L’Oréalistar Pro Club, uma comunidade no Instagram de educação @LorealHairPro_br que conecta cabeleireiros, influenciadores e especialistas.
O espaço oferece troca de experiências, conteúdos de alto valor e oportunidades de colaboração com as marcas do portfólio, consolidando um ecossistema vivo de aprendizado, criação e reconhecimento.
“O cabeleireiro é o coração da beleza. Ele é um criador, um empreendedor e um comunicador, um artista, alguém que inspira e transforma. Nosso papel é ser parceiro do profissional e fornecer ferramentas, conhecimento e visibilidade para que ele continue crescendo e levando a beleza para o mundo”, finaliza Fleury.
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