MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

L'Oréal Produtos Profissionais investe na formação de cabeleireiros para impulsionar mercado de R$130 bilhões

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

10 de nov. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A profissão de cabeleireiro movimenta mais de R$130 bilhões por ano no Brasil e reúne mais de 1,3 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) ativos, conforme apontam dados do estudo “Na raiz do PRO – Um retrato do brilho, das conquistas e dos anseios dos profissionais cabeleireiros”, realizado pela Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal no Brasil.

O levantamento ouviu mais de mil profissionais em 400 cidades brasileiras e mostra que 87% pretendem seguir na carreira, motivados pela autonomia e pela capacidade de transformar vidas. Embora 74% tenham buscado formação antes de iniciar suas atividades, 56% afirmam que a sociedade ainda enxerga a profissão como uma escolha fácil, e 31% relatam já ter sido julgados por sua opção profissional.

Quase metade (46%) sonhava desde cedo em seguir o ofício, e dois terços defendem a obrigatoriedade de cursos profissionalizantes, o que evidencia o preparo técnico existente na base da profissão. Em termos de remuneração, a renda média de um cabeleireiro formal é de R$ 5.950,00 – mais que o dobro da média nacional per capita (R$2.069,00).

Apesar da relevância econômica, a profissão ainda carece de regulamentação. O Brasil não possui curso superior nem técnico reconhecido na área, o que transfere às empresas o papel de formar e capacitar novos profissionais. O levantamento indica que 69% dos cabeleireiros esperam que esse tipo de treinamento seja oferecido pelo setor privado.

Atenta ao contexto de ofertas e oportunidades, a L’Oréal Produtos Profissionais tem investido tanto na formação técnica dos profissionais do setor, quanto na construção de um ecossistema de valorização que une educação, visibilidade e oportunidades de crescimento.

A marca mantém academias no Rio de Janeiro e em São Paulo, com cursos teóricos e práticos voltados ao mercado profissional, e promove iniciativas de formação gratuita, como o projeto Geração Pro, em parceria com o Senac-DF, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico.

“Queremos dar ainda mais visibilidade para as conquistas e os desafios desses profissionais, que fazem parte da base criativa e econômica da sociedade”, diz Joana Fleury, Diretora Geral da Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L'Oréal no Brasil.

Paralelamente, a empresa investe em ações de conteúdo e mídia para aumentar a visibilidade da profissão, como colunas na Marie Claire, capas no O Globo e séries na Elle. Essas ações têm como objetivo “impulsionar a autonomia, o reconhecimento e a sustentabilidade dessa comunidade que movimenta criatividade, economia e autoestima no Brasil”, narra a Diretora.

O ambiente digital também é explorado pela marca como espaço de expressão e influência dos cabeleireiros. Muitos profissionais se tornam criadores de conteúdo, alcançando públicos engajados e moldando tendências de beleza. Para fortalecer essa presença, foi criado o L’Oréalistar Pro Club, uma comunidade no Instagram de educação @LorealHairPro_br que conecta cabeleireiros, influenciadores e especialistas.

O espaço oferece troca de experiências, conteúdos de alto valor e oportunidades de colaboração com as marcas do portfólio, consolidando um ecossistema vivo de aprendizado, criação e reconhecimento.

“O cabeleireiro é o coração da beleza. Ele é um criador, um empreendedor e um comunicador, um artista, alguém que inspira e transforma. Nosso papel é ser parceiro do profissional e fornecer ferramentas, conhecimento e visibilidade para que ele continue crescendo e levando a beleza para o mundo”, finaliza Fleury.

Leia também: Do conteúdo à conversa: L’Oréal Brasil reinventa o Marketing com estratégia de dados

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme