MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Já não se fazem mais idosos como antigamente. E o marketing para eles?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de abr. de 2007

CATEGORIA

Reportagens

<p><strong>Já não se fazem mais idosos como antigamente. E o marketing para eles?</strong></p><p>Por Mariana Oliveira<br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>O mundo já não é o mesmo. E não são só as mudanças climáticas ou as inovações tecnológicas que fazer o planeta ser diferente. As pessoas estão mudando. Projeções prevêem que em breve haverá mais idosos do que jovens no mundo. Só no Brasil eles representam 17% da população e isto significa 31 milhões de pessoas. E não são qualquer pessoa. De acordo com o estudo “A Idade do Poder”, desenvolvido pela agência Talent com base em diversas pesquisas sobre a terceira idade, as pessoas com mais 65 anos têm hábitos de consumo peculiares. </p><p>No Brasil, a expectativa de vida gira em torno de 71 anos e em 2040 deve chegar aos 80 anos. O diferencial é que este público tem se tornado cada dia mais independente. De acordo com uma pesquisa do GFK Indicator, pessoas desta faixa etária em diante consomem cerca de R$ 150 bilhões/ano, com ganhos mensais que representam R$ 12,2 bilhões. Muitos deles são aposentados que se tornaram aos poucos o público alvo de agências de turismo especializadas, supermercados, farmácias, bancos e até empreendimentos imobiliários, como o Residencial Santa Catarina.</p><p>Com foco no público das classes A e B a partir de 60 anos surgiu a iniciativa de dedicar um espaço que é comparável aos senior’s housing estrangeiros, condomínios exclusivos para este público. A diferença é que ali cada família tem seu apartamento e a segurança de contar, além da localização central na cidade de São Paulo, com um serviço médico básico incluído. O boca a boca, como informa Clestiane Cardoso Birello, Diretora Executiva do Residencial, foi a principal forma de divulgação. Apesar de contar com mídias tradicionais, Clestiane afirma que foi necessário tempo para conquistar o público, mas hoje o empreendimento já comemora a ocupação quase que total. “Vale a pena investir”, ressalta Clestiane. “A mudança cultural está a caminho”, completa em entrevista ao Mundo do Marketing.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Perfil<br /></span>Para Gilberto Cavicchioli, especialista em comportamento do consumidor da ESPM-SP, o mercado ainda está se adequando a este público. É preciso respeitar as particularidades e fazer com que ele se sinta confortável. Ele explica que todo consumidor idoso possui um conselheiro a quem consulta na hora das compras e que apenas considera idoso aqueles com aproximadamente 20 anos a mais que ele próprio. Áreas como atendimento e infra-estrutura devem receber cuidados especiais, além é claro, de produtos e serviços específicos. Este público confia no boca a boca e valoriza liquidações e promoções. “O idoso adora fazer um bom negócio”, conclui.</p><p>Nos Estados Unidos, por exemplo, os idosos representam grande fatia do setor de turismo, pois a disponibilidade de viajar em qualquer época mantém aquecida as viagens durante todo o ano. O estudo “A Idade do Poder” também mostra que a avidez pelo consumo se converte em conforto, praticidade e consumo. Seja em informação (jornais, revistas, TVs), lazer (especialmente restaurantes), viagens, entre muitos outros.</p><p>“Hoje aos 60 são garotos e garotas com vontade de viver. Isso muda a perspectiva de mercado. São muito menos de moda, do que qualidade e conforto”, revela Paulo Stephan, Diretor Geral de Mídia da Talent. A disposição tem sido um dos pontos diferenciais no contato com este público. “O estereótipo da vovozinha fazendo tricô não tem nada a ver”, diz Stephan em entrevista ao site. “É um desafio fazer campanhas para eles”, adiciona.  </p><p>A terceira idade quer investir na qualidade de vida. Exemplos bem-sucedidos como a da Gol, que promove promoções específicas ou até do Banco Real com seus Talentos da Maturidade confirmam as estatísticas de que este é um novo público. “Já não se faz mais velhos como antigamente”, se diverte Jimmy Cigler, da Resolvenet. Aos 58 anos, ele diz que começa a entender que as empresas ainda não vêem este público como eles se vêem. “O segredo é a empatia. Tem que se colocar no lugar dele. Sentir o que ele sente”, garante. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.talent.com.br" target="_blank">www.talent.com.br</a><br /><a href="http://www.residencialsantacatarina.com.br" target="_blank">www.residencialsantacatarina.com.br</a><br /><a href="http://www.espm.br" target="_blank">www.espm.br</a><br /><a href="http://www.resolvenet.com.br" target="_blank">www.resolvenet.com.br</a></p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme