Se o investimento em Marketing, muitas vezes, é cortado no primeiro momento de dificuldade financeira de uma empresa, imagine as Relações Públicas (PR), uma área ainda pouco compreendida aqui no Brasil. Enquanto consultora de comunicação, sempre me dediquei para mostrar que o intangível também tem impacto no financeiro de uma marca.
O trabalho de branding desempenha um papel crucial na estratégia de comunicação de uma empresa porque concentra-se na construção de uma identidade de marca forte e duradoura. O branding é fundamental porque uma marca forte cria conexões emocionais com os consumidores, constrói confiança e lealdade ao longo do tempo e diferencia uma empresa de seus concorrentes. Essa percepção positiva da marca, que na maioria das vezes é alcançada por um trabalho bem feito de PR, não apenas aumenta a probabilidade de conversão a longo prazo, mas também gera defensores da marca que são essenciais para o crescimento sustentável do negócio.
E claro que os tempos atuais vão muito além desse relacionamento com a mídia. Essa é a mágica de uma área dinâmica, que já passou por diversas transformações de mercado. O chamado "Thought Leadership", por exemplo, reforça a importância de um bom direcionamento dos executivos para produzir conteúdo relevante nas redes sociais e serem vistos como uma liderança estratégica.
Hoje, o profissional de PR precisa ter um olhar 360º sobre as oportunidades ao redor na construção do plano estratégico de um cliente. Nessa visão mais panorâmica, o profissional de PR precisa considerar, também, a variedade de formatos e canais de comunicação. O conteúdo de um artigo também pode gerar um ótimo tema para uma participação do porta-voz em podcast. O lado desafiador também existe: é preciso estar preparado para gerir possíveis crises que escalam ainda mais no ambiente digital.
Esse processo agrega valor ao negócio já na fundação de uma organização. É por meio de ações bem planejadas, orquestradas e executadas, que as empresas têm a oportunidade de se diferenciar da concorrência e construir e manter a própria reputação diante do seu público-alvo e da sociedade, seja divulgando um produto e/ou serviço, contribuindo com matérias sobre o segmento de atuação ou disseminando a história e os valores da empresa.
Por meio de estratégias de assessoria de imprensa e comunicação integrada, é possível construir uma reputação corporativa do zero, como em casos de startups, auxiliar em reposicionamentos de marcas e combinar a geração de valor com o impacto no crescimento financeiro da empresa.
Nesse cenário, a minha missão como profissional de Relações Públicas, ao lado dos colegas da área, é ser incansável no trabalho de conscientização de líderes de organizações sobre o funcionamento do PR e o valor agregado que a atividade apresenta para prospecção de negócios de maneira orgânica. Mostrar que o serviço pode, inclusive, ser um complemento a boas ofertas e ações de marketing, branding e publicidade.
O esforço para desmistificar as falácias sobre a gestão de comunicação é contínuo. E, até mesmo por isso, não meço esforços para me reinventar e seguir contribuindo com a propagação de boas histórias. Tudo porque acredito que, sim, ainda vale a pena - e sempre valerá - investir em PR!
*Renata Soller é sócia-diretora da CoWork Comunicação.
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