O investimento em vídeos curtos (TikTok, Reels, YouTube Shorts) foi uma iniciativa de Marketing crucial para que algumas organizações obtivessem bons números em 2024. 21% dos líderes empresariais entrevistados no estudo “O Estado do Marketing no Brasil”, da HubSpot, disseram que a modalidade têm trazido mais retorno sobre os investimento (ROI).
Destacam-se, também, o Marketing de influência, citado como uma excelente estratégia por 12% dos executivos consultados, e o conteúdo que reflete os valores da marca (9%) – um índice que reflete o comportamento dos consumidores de tentar entender o posicionamento das marcas com as quais interagem.
A pesquisa ainda indica que fazer do mix de Marketing uma ferramenta crítica à sustentabilidade financeira das empresas tem sido o foco da atenção dos profissionais da área. Para 43% dos entrevistados, os principais desafios do momento no setor estão relacionados à atração e retenção de clientes.
Outros 41% disseram que o cerne do trabalho está em encontrar formas de otimizar tarefas operacionais. Além disso, o ano tem sido marcado pelo anseio de entender melhor os clientes e suas necessidades para 22% dos respondentes, enquanto 21% classificaram o dever de gerar tráfego e leads o tópico mais importante de 2024.
Também para 21% dos entrevistados, alavancar o uso da IA na estratégia de Marketing vem sendo a prioridade de suas atuações e 20% deles estão dedicados a melhorar o alinhamento entre os times. O cenário pode denotar um movimento de preparação para os próximos anos no setor.
Na avaliação de Rakky Curvelo, Gerente de Marketing da HubSpot para o mercado brasileiro, a pesquisa mostra que, hoje, há um olhar mais pragmático das equipes nos esforços de geração de receita. Neste contexto, o Marketing tem ganhado protagonismo na estratégia de mercado das empresas no Brasil pouco a pouco.
Leia também: Gestão da reputação externa é o foco das ações de comunicação das empresas
COMPARTILHAR ESSE POST