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Gestão da reputação externa é o foco das ações de comunicação das empresas

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de out. de 2024

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Notícias

Gestão da reputação externa é o foco das ações de comunicação das empresas
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Gestão da reputação externa é o foco das ações de comunicação das empresas

A gestão da reputação e de valor da marca junto ao público externo (88%) foi citado como o foco das organizações no uso de ferramentas de mensuração e utilização da IA nos processos de comunicação, conforme aponta a pesquisa "Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação", conduzida pela Aberje.

Realizada em parceria com a Cortex, a pesquisa abordou questões gerais sobre a gestão das ações de Comunicação e as intersecções entre a área em questão e sua Cultura de Dados, mais especificamente, em relação à origem das informações, sua arquitetura, governança e integração.

Neste panorama, outras aplicações, como a prevenção e gestão de crises de reputação junto a todos os públicos (81%), a gestão do engajamento das equipes e da coesão do público interno (69%), a gestão do posicionamento da organização em relação à ações de ESG (67%) e a definição de estratégias de negócio e de posicionamento de mercado (60%) também foram citadas entre as mais populares.

Em relação aos objetivos estratégicos das organizações, os principais temas apontados foram o aumento do engajamento dos funcionários (77%), a agenda ESG (75%), as crises de reputação (75%) e o aumento da participação da organização no mercado (70%). 

De forma geral, todos os processos de comunicação utilizam dados sistematizados para a tomada de decisão nas organizações, com destaque para a comunicação digital (87%), publicações digitais (72%), reputação corporativa (68%), relacionamento com a imprensa (68%) e valor da marca (67%).

Mantendo, praticamente, os mesmos resultados, em relação à pesquisa anterior (2023), as áreas de comunicação da maioria (52%) das empresas participantes se enquadram em nível intermediário em relação à cultura de dados. 

Além disso, em 2024, 32% das áreas de comunicação estão posicionadas em um nível básico (em 2023 eram os mesmos 32%) e 14% já estão posicionadas em um nível avançado com relação à cultura de dados (em 2023 eram 11%).

Leia também: A importância do Social Listening na cobertura de eventos

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Ian Cândido

Repórter

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