Nunca houve tanto acesso à informação como atualmente. Ela está disponível em todo lugar: nos veículos de imprensa, nas redes socais, em vídeos do YouTube, em blogs, portais de notícias e entretenimento, etc. E agora, mais do que nunca, essas informações tornaram-se uma ferramenta muito valiosa para que as empresas possam entender o cenário em que se encontram, como são reconhecidas por seus públicos-alvo, como está a concorrência e quais as tendências de seu setor de atuação.
Com esse “aparato” em mãos, podem definir qual caminho devem adotar em seus planejamentos estratégicos de negócios, com o objetivo de fortalecer seu posicionamento no mercado e estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes. Aí entra a importância de se contar com um plano consistente de Inteligência de Mídia. Faz-se necessário abordar a mídia espontânea com método, ciência e indicadores. Diria até que é fundamental usar a ciência de dados: focando na convergência de informações de comunicação, marketing e negócios. é, por essa razão, que cada vez mais vemos a mídia espontânea sendo gerenciada por comunicação e marketing, mas com uma forte ajuda de BI (Business Intelligence) das companhias.
Uma profunda análise qualitativa e quantitativa da marca, do produto oferecido, do setor e da concorrência é crucial para que essa conexão ocorra de maneira efetiva. Bem como a análise de audiência por segmento e tipo de mídia e do conteúdo de mídia espontânea, seja online, impressa, social ou RTV.
As empresas têm hoje, à sua disposição no mercado, ferramentas tecnológicas que permitem a realização dessas análises que, graças ao uso de Inteligência Artificial, trazem dados cada vez mais precisos para sua tomada de decisão. Entre elas, produtos que possibilitam que a empresa gerencie as informações de maneira estratégica. A ideia é que os clientes tenham uma visão mais completa sobre os temas relacionados ao negócio. Do monitoramento das notícias, passando pela distribuição de conteúdo, até a análise e mensuração dos resultados, tudo é pensado para que as empresas possam pautar o mercado de maneira assertiva, obtendo mais visibilidade e engajamento com as suas ações de Relações Públicas e Comunicação.
Em países como os Estados Unidos, China e Canadá, muitas empresas já estão atentas à importância da Inteligência de Mídia para o fortalecimento e crescimento de seus negócios. No Brasil, as empresas já estão percebendo a necessidade de mudar sua forma de encarar a mídia espontânea.
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