MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Inteligência Artificial: uma aliada ou vilã no futuro do relacionamento com o cliente?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

24 de mai. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Quando falamos na jornada da experiência do cliente, o relacionamento e a personalização do atendimento sempre foram as principais bandeiras para a fidelização. Afinal, clientes fiéis não só geram mais receita a longo prazo, mas também se tornam defensores da marca, o que ajuda a atrair novos consumidores.

A fidelização dos clientes deve ser encarada como um processo contínuo e requer muito esforço de empresas, de pessoas e de todo o arcabouço tecnológico à disposição, que tem ajudado muito as companhias nesse processo. E não podemos negar que, hoje, a Inteligência Artificial (IA) faz mais do que parte disso.

A IA pode ser utilizada para analisar grandes quantidades de dados, identificar padrões e tendências de comportamento e consumo, e fornecer insights valiosos para aprimorar a experiência do cliente. Mas, ao mesmo tempo, ela também pode ser vista como uma vilã no relacionamento com o consumidor. Uma vez que, ao utilizá-la de maneira inadequada, pode gerar respostas automatizadas e sem nenhuma personalização, o que pode afetar negativamente a experiência do cliente.

Os canais sociais de mensagem, como o WhatsApp, têm se tornado uma ferramenta cada vez mais popular para oferecer atendimento personalizado. Um levantamento realizado pela Tuvis sobre o impacto do Whatsapp business nas vendas e na fidelização do cliente, mostrou que comunicação personalizada pode gerar vendas repetidas em quase 93% dos clientes e 90% estão inclinados a comprar mais de empresas que priorizam o atendimento personalizado.

Então, uma empresa que utiliza apenas chatbots para se comunicar com os seus clientes não terão mais vendas recorrentes? Não necessariamente. É possível utilizar chatbots dotados de Inteligência Artificial para automatizar e agilizar o atendimento, mas é importante garantir que ele tenha a capacidade de oferecer soluções personalizadas e que o cliente tenha a opção de falar com um atendente humano caso necessário. Somente assim será possível estabelecer uma comunicação mais direta e instantânea com o cliente, oferecendo respostas rápidas e eficientes com soluções personalizadas e estabelecendo uma conexão emocional.

Para utilizar a IA como aliada no relacionamento com o cliente, as empresas precisam encontrar o equilíbrio entre tecnologia e atendimento humano. E nesse contexto, investir na capacitação dos atendentes é essencial. Assim como, integrar o seu CRM aos canais de comunicação é fundamental.

Investir em uma ferramenta que realize essa integração irá permitir que você tenha um acesso rápido a todo histórico e dados do cliente, proporcionando um atendimento muito mais personalizado.

Enfim, a Inteligência Artificial pode ser vista como uma aliada no futuro do relacionamento com o cliente, muito pela sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados, e agir de forma rápida e eficiente. No entanto, é importante lembrar que a relação humana é fundamental e está longe de ser substituída.

Ao utilizar canais sociais de mensagem como o WhatsApp e tecnologia para unificar os dados, as empresas podem se aproximar mais dos clientes e entender melhor suas necessidades e desejos, criando uma relação de confiança e fidelidade.

Aliada ou vilã, na verdade, isso é só uma questão de equilíbrio.

*Rodrigo Lattaro é Vice-Presidente Global de Marketing & Growth da Tuvis, uma startup que desenvolveu a primeira plataforma que integra o WhatsApp de pessoas e empresas ao Salesforce, levando automaticamente as conversas para o CRM e permitindo personalização e inteligência no atendimento ao cliente. Lattaro tem mais de 20 anos de experiência em Marketing, na liderança de equipes táticas e estratégicas, com o objetivo de motivar e atingir resultados melhores e mais eficazes.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme