A discussão sobre o impacto da Inteligência Artificial sobre a produtividade profissional apoiada se aproxima de um consenso unânime entre os profissionais da área de tecnologia. Atualmente, 70% dos líderes de TI concordam que as ferramentas habilitadas para IA são úteis para melhorar a eficiência das equipes, aponta um estudo produzido pela AMD.
Adicionalmente, o estudo constatou que três em cada quatro entrevistados estão otimistas sobre outros benefícios potenciais da IA, como as soluções automatizadas de segurança cibernética. A busca pelas citadas benesses faz com que cerca de 67% dos líderes de TI aumentem os investimentos em tecnologias de IA.
A AMD também identificou possíveis hesitações relacionadas à utilização das ferramentas de Inteligência Artificial. Na maioria dos casos, os receios são pautados pela desconfiança a respeito da segurança da tecnologia e pela percepção de que o treinamento da força de trabalho seria oneroso.
Além disso, os entrevistados expressaram incerteza quanto à pontualidade da adoção da IA devido à falta de roteiros de implementação e à prontidão geral do hardware e da pilha de tecnologia existentes.
Cabe destacar que a não adoção da Inteligência Artificial nem sempre está ligada aos critérios de decisão dos líderes de TI: 52% dos profissionais entrevistados pela AMD afirmam que suas organizações ainda não têm a infraestrutura necessária para incorporar ferramentas de IA no dia-a-dia operacional.
No entanto, seja qual for o fator de impedimento para a adoção de Inteligência Artificial, organizações que adiam a adoção das ferramentas inteligentes correm o risco de perder competitividade e se tornar obsoletas. Nesse sentido, a pesquisa aponta que dentre as organizações que priorizam as implementações de IA, 90% relatam o aumento na eficiência do local de trabalho, sobressaindo-se às demais.
Leia também: O que a Inteligência Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs
COMPARTILHAR ESSE POST