MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Inteligência Artificial possui barreiras no setor de TI, aponta AMD

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

17 de ago. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

A discussão sobre o impacto da Inteligência Artificial sobre a produtividade profissional apoiada se aproxima de um consenso unânime entre os profissionais da área de tecnologia. Atualmente, 70% dos líderes de TI concordam que as ferramentas habilitadas para IA são úteis para melhorar a eficiência das equipes, aponta um estudo produzido pela AMD.

Adicionalmente, o estudo constatou que três em cada quatro entrevistados estão otimistas sobre outros benefícios potenciais da IA, como as soluções automatizadas de segurança cibernética. A busca pelas citadas benesses faz com que cerca de 67% dos líderes de TI   aumentem os investimentos em tecnologias de IA.

A AMD também identificou possíveis hesitações relacionadas à utilização das ferramentas de Inteligência Artificial. Na maioria dos casos, os receios são pautados pela desconfiança a respeito da segurança da tecnologia e pela percepção de que o treinamento da força de trabalho seria oneroso.

Além disso, os entrevistados expressaram incerteza quanto à pontualidade da adoção da IA devido à falta de roteiros de implementação e à prontidão geral do hardware e da pilha de tecnologia existentes.

Cabe destacar que a não adoção da Inteligência Artificial nem sempre está ligada aos critérios de decisão dos líderes de TI: 52% dos profissionais entrevistados pela AMD afirmam que suas organizações ainda não têm a infraestrutura necessária para incorporar ferramentas de IA no dia-a-dia operacional.

No entanto, seja qual for o fator de impedimento para a adoção de Inteligência Artificial, organizações que adiam a adoção das ferramentas inteligentes correm o risco de perder competitividade e se tornar obsoletas. Nesse sentido, a pesquisa aponta que dentre as organizações que priorizam as implementações de IA, 90% relatam o aumento na eficiência do local de trabalho, sobressaindo-se às demais.

Leia também: O que a Inteligência Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar