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Inteligência Artificial pode ajudar empresas a planejar estratégias para o Dia das Mães

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de mai. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Segunda data mais importante para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães envolve inúmeras ações de planejamento prévio. Por exemplo, a seleção dos produtos que devem ganhar destaques promocionais para a data exige uma boa noção sobre as tendências para a data e sobre os desejos das mães presenteadas. Felizmente, a fim de tornar tais tarefas mais fáceis e precisas, os varejistas podem contar com uma poderosa aliada: a Inteligência Artificial.

Isabela Blasi, Diretora de Novos Negócios da Indicium, ressalta que, no atual período pós-pandemia, tomar decisões assertivas para datas específicas tornou-se um grande desafio para as empresas. Os anos de isolamento transformaram os hábitos de consumo dos brasileiros, que em 2023, mantêm viva a demanda por produtos e serviços que podem ser adquiridos pela internet. Por isso, nos canais digitais, há maior concorrência, o que torna indispensável o desenvolvimento de boas metodologias para implementar estratégias de sucesso.

Mas o que a Inteligência Artificial tem a ver com isso? De maneira simples, a IA introduz e aprimora soluções e ferramentas ideais para a identificação de cenários pertinentes à épocas sazonais, como o Forecast de Vendas. Sob a batuta da Inteligência Artificial, a estratégia ganha maior robustez a partir do cruzamento de um grande volume de dados e variáveis do negócio, armazenados em bases de dados, data lakes (lagos de dados) ou até mesmo planilhas. Ao cruzar as informações, a IA consegue prever as tendências de mercado, estabelecer padrões assertivos e identificar falhas.

Como implementar a estratégia?Planejar e montar uma infraestrutura de dados

Mapear o aumento de acessos no site ou plataforma de vendas é indispensável neste período de compras. Isso porque o despreparo por parte de algumas empresas pode gerar perda de receita, lentidão no site e reclamação de clientes e potenciais clientes.

Para a resolução do problema, a Diretora da Indicium sugere que os times responsáveis monitorem os números de acessos simultâneos e a quantidade de usuários que acessaram no ano anterior, avaliando cenários de lentidão e até mesmo quedas do site.

Essas informações ajudam a prever a quantidade de pessoas que entraram no site no ano avaliado ano e contribui para o desenvolvimento de uma infraestrutura que suporte a navegação e uma experiência de compra de sucesso para tantas pessoas.

Prever tendências de mercado e alavancar as vendas

A utilização de dados do ano anterior para identificar padrões de compras, saída de produtos e serviços proporciona insights sobre o comportamento de compra do consumidor e até mesmo em quais produtos investir na hora de pensar em uma promoção.

A análise dos dados deve levar em consideração a quantidade de cliques, os interesses de clientes e quais foram as buscas mais frequentes naquele período, sem deixar de lado dados como os produtos mais vendidos. Essas informações ajudam não só o time de TI a estar preparado, mas também o Marketing, comercial e outros departamentos para a demanda.

Criar metas realistas

É necessário considerar fatores externos, como concorrência e oferta e demanda de produtos. Para isso, é preciso analisar os dados de forma detalhada, não só do último ano, mas também dos anos anteriores, e comparar com a saída dos produtos em outras épocas do ano. Nesse sentido, Isabela ressalta que o ambiente virtual transformou a experiência de compra, assim como a análise de concorrência, oferta e demanda. Por isso, é necessário olhar para a meta de anos passados, identificar os erros e acertos das estratégias anteriores e corrigir os erros, mudar a estratégia e usufruir dos dados da melhor forma.

Leia também: Como a inteligência artificial está influenciando o consumo da Geração Z no e-commerce

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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