Cada vez mais comuns no vocabulário empresarial, os termos Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Internet das Coisas estão gradualmente ocupando papéis cruciais na rotina operacional. Para medir a penetração dessas tecnologias, a QualiBest aproveitou o Web Summit Rio, que ocorreu no início de maio, para realizar um estudo sobre como as novas tecnologias - principalmente a IA - estão impactando o dia a dia do trabalho e dos negócios.
Os participantes que atuam na área de inovação das empresas se declararam mais preparados para mudanças tecnológicas, enquanto aqueles que atuam nas áreas de Tecnologia da Informação ou Comercial percebem suas empresas, como um todo, como mais preparadas. Os profissionais de TI também avaliaram o seu setor como o mais preparado em relação às demais áreas.
No que diz respeito aos temas que já fazem parte da rotina das empresas, a Inteligência Artificial foi o mais presente, e 85% dos participantes afirmaram utilizar alguma ferramenta de IA em seu dia a dia. O ranking de ferramentas mais utilizadas é formado por Chat GPT (78%), Notion IA (19%), Bing (18%), You Chat (10%) e Bert (2%). No entanto, 25% das empresas ainda não estão utilizando nenhuma solução de IA.
Os participantes declararam, também, que a Realidade Virtual e a Internet das Coisas são peças importantes para a rotina das empresas nas quais estão inseridos. Outros temas presentes no radar das operações são a automatização de rotinas, inovação com foco no futuro e retenção de talentos.
Sobre o panorama traçado pelos números da pesquisa, Daniela Daud Malouf, sócia-diretora do Instituto QualiBest, pontua que os resultados destacam a importância de um equilíbrio entre a inovação tecnológica e as preocupações éticas e sociais para um futuro sustentável e bem-sucedido no ambiente de trabalho.
Inteligência Artificial: hype ou revolução?
Acolhida no núcleo de diversas empresas, a Inteligência Artificial coleciona bons resultados em várias frentes operacionais. No entanto, o uso da ferramenta gera uma série de questionamentos que, para muitos, acendem um sinal de alerta quanto a sua longevidade do ponto de vista ético.
Pensando no debate entre as inspirações e os calafrios gerados pela ascensão da IA, Marcel Ghiraldini, Chief Growth Officer da Math Marketing, trouxe o seu ponto de vista sobre o futuro da tecnologia aos participantes do Clube Mundo do Marketing. Afinal, a Inteligência Artificial é um hype ou uma revolução?Venha para o Clube e faça parte da conversa!
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