MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Inteligência Artificial: hype ou revolução?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de mai. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

De acordo com o Dicionário Cambridge, o termo hype pode ser atribuído a qualquer fenômeno que ostente promoção intensiva, tanto por parte da mídia, quanto por parte do público. Outra compreensão da palavra em seu idioma de origem sugere a exposição exagerada das qualidades de um agente - seja ele humano ou robô.

Trazendo as definições para o ponto de vista prático, o surgimento de ferramentas democráticas de Inteligência Artificial, como o Chat GPT e o Midjourney, trouxe ao tema uma onda de popularidade sem precedentes. Mais que apenas falar sobre IA, as pessoas estão incorporando ferramentas inteligentes ao seu dia-a-dia - algo que, por vezes, envolve graus entusiasmados de exposição exagerada das funcionalidades destes recursos.

Neste cenário, o resultado da somatória entre as definições aceitas pelos dicionários e as cada vez mais empolgadas práticas  de uso e divulgação das ferramentas inteligentes sugere que a Inteligência Artificial se encaixa perfeitamente nas definições conservadoras de hype. No entanto, a popularização do termo acrescentou a sua definição um significado bastante informal: na cultura popular, hypes tendem a ter data de validade - ou, em outras palavras, breve encontrarão o seu fim.

Em conversa com o Clube Mundo do Marketing, Marcel Ghiraldini, Chief Growth Officer da Math Marketing, deixou claro, em três pontos, o seu parecer sobre o significado da palavra hype quando associada à Inteligência Artificial:Facilidade de uso da tecnologia

Quando comparada a tecnologias que empolgam os entusiastas digitais nos últimos anos, a Inteligência Artificial apresenta uma vantagem crucial para a sua continuidade: a facilidade de uso. “O maior problema do Metaverso, por exemplo, é ter que usar um óculos para navegar. Se eu coloco esse óculos, eu paro de enxergar, e aí tenho que fazer uma coisa só. Hoje, estamos no mundo da multi tela, trocamos mensagens enquanto pegamos um Uber, lemos um livro e ouvimos o Spotify ao mesmo tempo. Nessa comparação, a IA encontrou maneiras mais fáceis de entrar na nossa vida. Esse é o primeiro e o principal ponto”, comenta o CGO.

Aceitação do público Em pouco mais de seis meses desde o seu lançamento, o Chat GPT já conquistou - e continua conquistando - uma legião de usuários que expandem a sua aplicação a intuitos inimagináveis. "Uma pesquisa da Business Insider elencou quanto tempo alguns serviços e tecnologias demoraram para conquistar um milhão de usuários. A Netflix  demorou três anos e meio. Se pegarmos tecnologias na faixa do intra-ano, o primeiro é o Facebook, que conseguiu em dez meses. Temos também o Spotify, que conseguiu em cinco meses, e o Instagram, que atingiu a marca em dois meses e meio. O Chat GPT conseguiu esse volume de usuários em cinco dias”, prossegue. Aplicações ao mundo empresarial 

A versatilidade dos recursos de ferramentas como o Chat GPT desperta o interesse de grandes, pequenas e médias empresas, bem como empreendedores, estudantes e curiosos, que desejam se beneficiar de todo o arsenal tecnológico oferecido pela plataforma. “O uso da tecnologia traz um conceito que sugere um abismo simbólico no qual muitas tecnologias morrem ao não conseguirem saltar sobre ele - em outras palavras, estas tecnologias não obtêm a adesão de pessoas que, ao utilizarem tal tecnologia, encontram valor para a vida delas. A minha percepção é que a IA generativa, não apenas o Chat GPT, já encontrou vários caminhos para pular esse abismo e chegar ao outro lado, e por isso, não pode ser considerada um mero hype”,  finaliza Ghiraldini.

Marcel Ghiraldini foi um dos participantes da semana de discussões realizadas pelo Clube Mundo do Marketing. Durante o bate-papo, o CGO abordou temas como os impactos imediatos da IA na rotina das empresas e deu dicas para empreendedores que não desejam ficar para trás no novo panorama imposto pela tecnologia ao mundo dos negócios.

Confira o bate-papo no Clube Mundo do Marketing:

Leia também: Como o mercado deve se preparar para os impactos da IA e Chat GPT4

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme