Desde o final de 2022, a Inteligência Artificial (IA) generativa entrou em evidência com o boom do ChatGPT. Esta tecnologia em rápida expansão está revolucionando as operações de negócios, permitindo que as empresas resolvam problemas complexos com facilidade. Essas ferramentas analisam grandes quantidades de dados para produzir insights exclusivos que os métodos tradicionais geralmente não conseguem fornecer em tempo hábil.
Para os negócios a IA generativa tem um impacto de longo alcance, como, por exemplo, a otimização da cadeia de suprimentos e melhor atendimento ao cliente. Ao combinar aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, essas ferramentas permitem que as empresas tomem decisões baseadas em dados, otimizem suas operações e aumentem seus lucros.
A IA generativa envolve a utilização de algoritmos sofisticados para gerar dados ou informações inovadoras e originais. Ao contrário dos sistemas tradicionais de Inteligência Artificial que aderem a regras predefinidas, a generativa pode criar algo totalmente novo analisando padrões intrincados nos dados existentes. Esse recurso faz dela uma ferramenta poderosa e útil.
De acordo com uma pesquisa da Acumen, o mercado de IA generativa deve aumentar e atingir US$ 110,8 bilhões até 2030, crescendo 34,3%. É possível vislumbrar aplicações em todos os setores da economia. Na área jurídica, por exemplo, a ferramenta pode realizar pesquisas, examinar a jurisprudência e formular documentos legais, com o potencial de permitir que as equipes operem com mais capacidade e proficiência.
Na indústria, a IA generativa pode ser usada para desenvolvimento de novos produtos, formular designs personalizados com base nas preferências e comportamento do cliente. Também pode examinar restrições de projeto, como peso, resistência e uso de material, para gerar esboços otimizados para peças de carros e componentes de aviões, por exemplo.
Já na área de finanças, pode analisar conjuntos de dados consideráveis, identificando tendências e prevendo a probabilidade de inadimplência, e ajudar na avaliação de risco de crédito.
A IA generativa já está impactando significativamente nosso mundo. Enquanto a tecnologia avança, aumenta o potencial de revolucionar muitos aspectos de nossas vidas. Ela não veio para nos substituir, mas para aumentar nossas capacidades e melhorar eficiência. Assim como uma calculadora, que pode ajudar a resolver problemas matemáticos, mas não substitui o conhecimento e a orientação fornecidos por um professor de matemática dedicado.
*Rodrigo Costa é sócio-diretor & Head de Digital Business da Kron Digital
COMPARTILHAR ESSE POST