Com o lançamento do ChatGPT, temos vivido um boom generalizado de inteligência artificial. Assim previu Gordon Moore, que em 1965 divulgou um artigo científico sobre a evolução da tecnologia para a revista Eletronic Magazine, dizendo que, a cada dois anos, o poder computacional deveria aumentar e que, no mesmo período, o custo por essas tecnologias tenderia a cair. Dentro desse cenário, hoje temos visto um aumento exponencial da inteligência artificial, que vem junto com a popularização de ferramentas como ChatGPT, entre outras, que nos permitem fazer análises massivas de dados para tomadas rápidas de decisão. O segmento de marketing não foge à regra, principalmente por se tratar de um setor que precisa constantemente comprovar sua eficiência mostrando o retorno dos investimentos. Por isso, levanto neste artigo três pontos que refletem as mudanças que a tecnologia tem trazido para a área de comunicação como um todo e, como as ferramentas de inteligência artificial podem ajudar os profissionais de marketing a terem entregas mais ágeis, assertivas e qualificadas.O primeiro ponto que reflete a evolução tecnológica da comunicação está relacionado à otimização de campanhas. Atualmente, existem várias empresas focando em ferramentas que facilitam o trabalho do profissional da área, além de potencializar os resultados. Com recursos de inteligência artificial, é possível replicar, a partir de uma matriz, diversas peças de uma única campanha e entender qual delas performa melhor com o público. Trata-se de uma testagem rápida, que cria um direcionamento certeiro para melhor alocar os recursos da campanha. Ao utilizar essa ferramenta, o profissional de marketing obtém um aprendizado sobre o que faz mais sentido para seu público e tem a oportunidade de potencializar ainda mais os resultados. O segundo ponto é que, além de promover insights como estes, a IA também pode auxiliar – e muito – os profissionais de comunicação na parte criativa. Embora haja uma parcela da sociedade que ainda acredite que a inteligência artificial pode substituir o trabalho humano, pessoalmente creio que o processo criativo é intangível, ou seja, não pode ser descrito e está muito ligado aos valores, experiências e sentimentos de cada pessoa. Mesmo assim, podemos afirmar que a explosão dessas ferramentas de IA podem contribuir com o trabalho do profissional de marketing, ajudando-o a fazer mais com menos.É importante frisar que o olhar humano, o filtro, o bom senso e a expertise vão continuar sendo primordiais no universo do marketing. Mas temos percebido uma evolução de ferramentas focadas em criatividade. Com essa proposta, algumas marcas têm ajudado o profissional a criar campanhas, melhorar textos, criar artes, entre outros. Temos disponíveis atualmente, por exemplo, recursos que transformam textos em imagens, em vídeos, em áudio - e o inverso, ou mesmo um texto em outros textos mais elaborados, como é o caso do famoso OpenAI, do ChatGPT. Pode parecer difícil de imaginar, mas já existem até plataformas que transformam texto em música!Existe, portanto, uma gama de produtos que um profissional de marketing pode usar para ser mais assertivo e ágil, desde a criação de design até a criação de conteúdo em texto, áudio e vídeo.Por fim, como terceiro ponto, podemos esperar que a inteligência artificial traga ainda mais qualidade para as entregas dos profissionais da área. Isso porque, para apresentar materiais melhores do que a I.A tem feito, será preciso que os profissionais se especializem ainda mais em personalização dos conteúdos para se destacarem neste mercado. Daremos início, então, a um termo que usamos frequentemente no mundo da tecnologia: o Centauro. Assim como na mitologia grega havia a figura do homem, que na parte superior do corpo era humano e na parte inferior era cavalo, da mesma forma teremos um trabalho híbrido, que integra o humano à tecnologia. Em poucos anos, teremos no mercado de marketing profissionais completamente familiarizados com a inteligência artificial e utilizando as novas tecnologias em favor das melhores entregas possíveis.*Por Tiago Mello, CMO da Linx e CPO da Stone.
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