MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Inteligência Artificial é o tema mais relevante para os profissionais de Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

24 de ago. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Considere o panorama dos tempos modernos - suas peculiaridades, facilidades, dificuldades e urgências - e responda: qual é o assunto mais importante para o bem-estar de marcas e empresas agora e no futuro?

Para 47% dos respondentes de uma pesquisa feita pelo Mundo do Marketing no LinkedIn, o tema mais relevante para o Marketing Moderno é a Inteligência Artificial (IA). Na segunda posição, aparece a Customer Experience, destaque para 25% dos usuários.

Fecham o ranking Marketing de Influência (19%), e ESG, tema considerado mais relevante por apenas 9% dos respondentes, o que acende um sinal de alerta sobre a percepção dos profissionais brasileiros sobre práticas que devem - e já deveriam - moldar o posicionamento das marcas nos próximos anos.

Inteligência Artificial e Customer ExperienceA relevância da dupla é facilmente justificável e não chega a ser uma surpresa. Afinal, para 93% dos executivos de Marketing, o emprego dos recursos de IA trouxe melhorias positivas para a organização do trabalho, e 91% deles relatam um impacto positivo em relação à produtividade, conforme aponta um relatório divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG).Adicionalmente, a Inteligência Artificial tem sido uma das principais aliadas para a melhoria da Customer Experience (CX). Segundo Lyse Nogueira, Customer Advisor do SAS, as ferramentas de IA permitem o trabalho com um grande volume de dados pré-existentes, o que possibilita às empresas monitorar o comportamento dos consumidores e oferecer campanhas e experiências personalizadas para fidelizá-los.

Cabe ressaltar que 66% dos clientes que experimentam boas experiências em canais de atendimento tornam-se mais satisfeitos e recomendam marcas para outras pessoas, conforme aponta uma pesquisa da Zendesk. Não por acaso, 71% dos CIOs, CTOs e desenvolvedores das Américas pretendem adotar novas tecnologias de IA em prol da melhoria da oferta de CX.

ESG: o ponto de atenção 

Não há escapatória: as práticas de ESG estão diretamente ligadas à tendências operacionais que devem ditar os rumos do mercado corporativo nos próximos anos. No entanto, a ação começa agora, seja em prol do bem-estar comercial, seja em prol do bem-comum proporcionado por um futuro equilibrado.

No país, 67% das pessoas afirmam possuir o hábito de procurar sobre as práticas ESG de uma empresa antes de adquirir um produto, e ao descobrirem que uma marca sustenta práticas que prejudicam o meio-ambiente, 57% desistem de fechar uma compra, conforme aponta o Relatório ESG e Sustentabilidade, realizado pela Opinion Box.Pensando na importância do tema, a taxa de apenas 9% dos respondentes que enxergam ESG como prioridade acende um sinal de alerta ao ser associada com outro dado preocupante: no Brasil, apenas apenas 16% dos CEO’s e C-Levels afirmam ter total conhecimento sobre a pauta, enquanto 71% declaram conhecer o tema razoavelmente e 13% admitem não possuir qualquer conhecimento sobre ESG.Leia também: 3 pontos-chave para a aplicação da Inteligência Artificial no Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme