Considere o panorama dos tempos modernos - suas peculiaridades, facilidades, dificuldades e urgências - e responda: qual é o assunto mais importante para o bem-estar de marcas e empresas agora e no futuro?
Para 47% dos respondentes de uma pesquisa feita pelo Mundo do Marketing no LinkedIn, o tema mais relevante para o Marketing Moderno é a Inteligência Artificial (IA). Na segunda posição, aparece a Customer Experience, destaque para 25% dos usuários.
Fecham o ranking Marketing de Influência (19%), e ESG, tema considerado mais relevante por apenas 9% dos respondentes, o que acende um sinal de alerta sobre a percepção dos profissionais brasileiros sobre práticas que devem - e já deveriam - moldar o posicionamento das marcas nos próximos anos.
Inteligência Artificial e Customer ExperienceA relevância da dupla é facilmente justificável e não chega a ser uma surpresa. Afinal, para 93% dos executivos de Marketing, o emprego dos recursos de IA trouxe melhorias positivas para a organização do trabalho, e 91% deles relatam um impacto positivo em relação à produtividade, conforme aponta um relatório divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG).Adicionalmente, a Inteligência Artificial tem sido uma das principais aliadas para a melhoria da Customer Experience (CX). Segundo Lyse Nogueira, Customer Advisor do SAS, as ferramentas de IA permitem o trabalho com um grande volume de dados pré-existentes, o que possibilita às empresas monitorar o comportamento dos consumidores e oferecer campanhas e experiências personalizadas para fidelizá-los.
Cabe ressaltar que 66% dos clientes que experimentam boas experiências em canais de atendimento tornam-se mais satisfeitos e recomendam marcas para outras pessoas, conforme aponta uma pesquisa da Zendesk. Não por acaso, 71% dos CIOs, CTOs e desenvolvedores das Américas pretendem adotar novas tecnologias de IA em prol da melhoria da oferta de CX.
ESG: o ponto de atenção
Não há escapatória: as práticas de ESG estão diretamente ligadas à tendências operacionais que devem ditar os rumos do mercado corporativo nos próximos anos. No entanto, a ação começa agora, seja em prol do bem-estar comercial, seja em prol do bem-comum proporcionado por um futuro equilibrado.
No país, 67% das pessoas afirmam possuir o hábito de procurar sobre as práticas ESG de uma empresa antes de adquirir um produto, e ao descobrirem que uma marca sustenta práticas que prejudicam o meio-ambiente, 57% desistem de fechar uma compra, conforme aponta o Relatório ESG e Sustentabilidade, realizado pela Opinion Box.Pensando na importância do tema, a taxa de apenas 9% dos respondentes que enxergam ESG como prioridade acende um sinal de alerta ao ser associada com outro dado preocupante: no Brasil, apenas apenas 16% dos CEO’s e C-Levels afirmam ter total conhecimento sobre a pauta, enquanto 71% declaram conhecer o tema razoavelmente e 13% admitem não possuir qualquer conhecimento sobre ESG.Leia também: 3 pontos-chave para a aplicação da Inteligência Artificial no Marketing
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