Inteligência Artificial e Marketing mudam rumo de empresas, afirma CEO da MadeinWeb Bruno Mello 19 de junho de 2023

Inteligência Artificial e Marketing mudam rumo de empresas, afirma CEO da MadeinWeb

         

Vinícius Gallafrio explica como as empresas podem personalizar campanhas com mais assertividade

Inteligência Artificial e Marketing mudam rumo de empresas, afirma CEO da MadeinWeb
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As técnicas de Marketing Digital estão sendo cada vez mais usadas em empresas com o intuito de promover conexão com os clientes em todos os pontos de contato, desde o site  até as redes sociais e outras plataformas digitais. O que poucos sabem é que com o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning  é possível personalizar a campanha com mais assertividade, identificar clientes em potencial e melhorar a eficácia da publicidade de maneira jamais antes vista.

Para Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital, os  negócios possuem acesso a uma grande quantidade de informações sobre os clientes, incluindo histórico de compras e preferências de produtos. Com o uso de ferramentas de análise de dados, podem obter insights ainda mais valiosos sobre o comportamento e as tendências do mercado, permitindo adaptações em tempo real, com ajuste de orçamento e segmentação, o que garante um melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Entre as vantagens estão a personalização de conteúdos e anúncios, que melhoram a experiência do usuário e a conversão. Conforme o executivo, quando os clientes recebem materiais direcionados, se sentem mais conectados à marca e mais engajados, o que aumenta a fidelidade. Pode ser usada em vários pontos de contato, com base em dados demográficos, comportamento de navegação na web, histórico de compras e preferências de produtos.

“O objetivo de implementar IA e ML é liberar tempo para a equipe de marketing se concentrar em atividades que necessitem de planejamentos. Podem incorporar os chatbots, que interagem com clientes em tempo real, fornecendo suporte e respostas a perguntas frequentes, e automação, tornando mais práticas as tarefas repetitivas, como enviar e-mails de acompanhamento ou criar relatórios”, explica Gallafrio.

Na prática, tudo é diferente

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As vantagens são inegáveis, mas implementar o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning no setor de Marketing não é um mar de rosas. E muito disso acontece por falta de habilidades e conhecimentos em relação às soluções,  podendo resultar em coleta de dados  imprecisos ou incompletos. Fora que, segundo o CEO da MadeinWeb, a implementação pode exigir uma mudança cultural nas empresas, incluindo a adoção de novos processos e práticas. Um desafio, especialmente para as que ainda atuam num modelo mais tradicional.

“Saliento que a crescente importância do Marketing Digital também trouxe preocupações com relação à privacidade do cliente e à segurança de dados. É necessário garantir que estão coletando e usando os dados de forma ética e transparente, respeitando a privacidade do cliente e cumprindo as leis de proteção de dados”, enfatiza Gallafrio.

Os negócios podem superar os desafios e maximizar os benefícios das soluções baseadas em IA e ML, investindo em habilidades internas, dados de qualidade, privacidade do cliente, soluções escaláveis e mudança cultural. Com essas medidas, as empresas podem colher os benefícios, aumentando a eficácia e a competitividade.

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