MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Inteligência Artificial e Marketing mudam rumo de empresas, afirma CEO da MadeinWeb

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de jun. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

As técnicas de Marketing Digital estão sendo cada vez mais usadas em empresas com o intuito de promover conexão com os clientes em todos os pontos de contato, desde o site  até as redes sociais e outras plataformas digitais. O que poucos sabem é que com o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning  é possível personalizar a campanha com mais assertividade, identificar clientes em potencial e melhorar a eficácia da publicidade de maneira jamais antes vista.

Para Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital, os  negócios possuem acesso a uma grande quantidade de informações sobre os clientes, incluindo histórico de compras e preferências de produtos. Com o uso de ferramentas de análise de dados, podem obter insights ainda mais valiosos sobre o comportamento e as tendências do mercado, permitindo adaptações em tempo real, com ajuste de orçamento e segmentação, o que garante um melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Entre as vantagens estão a personalização de conteúdos e anúncios, que melhoram a experiência do usuário e a conversão. Conforme o executivo, quando os clientes recebem materiais direcionados, se sentem mais conectados à marca e mais engajados, o que aumenta a fidelidade. Pode ser usada em vários pontos de contato, com base em dados demográficos, comportamento de navegação na web, histórico de compras e preferências de produtos.

“O objetivo de implementar IA e ML é liberar tempo para a equipe de marketing se concentrar em atividades que necessitem de planejamentos. Podem incorporar os chatbots, que interagem com clientes em tempo real, fornecendo suporte e respostas a perguntas frequentes, e automação, tornando mais práticas as tarefas repetitivas, como enviar e-mails de acompanhamento ou criar relatórios”, explica Gallafrio.

Na prática, tudo é diferente

As vantagens são inegáveis, mas implementar o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning no setor de Marketing não é um mar de rosas. E muito disso acontece por falta de habilidades e conhecimentos em relação às soluções,  podendo resultar em coleta de dados  imprecisos ou incompletos. Fora que, segundo o CEO da MadeinWeb, a implementação pode exigir uma mudança cultural nas empresas, incluindo a adoção de novos processos e práticas. Um desafio, especialmente para as que ainda atuam num modelo mais tradicional.

“Saliento que a crescente importância do Marketing Digital também trouxe preocupações com relação à privacidade do cliente e à segurança de dados. É necessário garantir que estão coletando e usando os dados de forma ética e transparente, respeitando a privacidade do cliente e cumprindo as leis de proteção de dados”, enfatiza Gallafrio.

Os negócios podem superar os desafios e maximizar os benefícios das soluções baseadas em IA e ML, investindo em habilidades internas, dados de qualidade, privacidade do cliente, soluções escaláveis e mudança cultural. Com essas medidas, as empresas podem colher os benefícios, aumentando a eficácia e a competitividade.

Leia também: 6 ferramentas de Inteligência Artificial para impulsionar as campanhas de incentivo

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme