<p><strong>Inova&ccedil;&atilde;o, um diferencial que deve ser praticado</strong></p><p>Por Mariana Oliveira <br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Inova&ccedil;&atilde;o &eacute; uma necessidade. Especialmente no marketing onde &eacute; preciso se destacar junto ao consumidor e investir em id&eacute;ias impactantes para promover um produto ou servi&ccedil;o. A maioria dos profissionais tem recorrido &agrave;s novas m&iacute;dias como internet e celular, mas especialistas alertam que as id&eacute;ias inovadoras podem ser simples e que a inova&ccedil;&atilde;o &eacute; um processo sem fim.</p><p>A constru&ccedil;&atilde;o desta caracter&iacute;stica na empresa e nos funcion&aacute;rios &eacute; importante, uma vez que &eacute; preciso estar preparado para inovar. Paulo S&eacute;rgio Quartiermeister, Diretor do novo N&uacute;cleo de Inova&ccedil;&atilde;o e Criatividade da ESPM &ndash; SP, destaca que um dos principais obst&aacute;culos &eacute; n&atilde;o ter recursos, como tempo, dinheiro e pessoas preparadas. &ldquo;A empresa tem que ter um perfil inovador e as pessoas tamb&eacute;m&rdquo;, ressalta em entrevista ao Mundo do Marketing.</p><p>Mais do que a gera&ccedil;&atilde;o de id&eacute;ias, a transforma&ccedil;&atilde;o do potencial criativo em um modelo pr&aacute;tico &eacute; uma das preocupa&ccedil;&otilde;es dos profissionais. A ESPM promove em S&atilde;o Paulo no pr&oacute;ximo dia 21 o workshop de Inova&ccedil;&atilde;o do programa &ldquo;Beyond Brainstorming - uma abordagem sistem&aacute;tica para a inova&ccedil;&atilde;o&rdquo;. A SIT &ndash; Systematic Inventive Thinking -&nbsp; consultoria europ&eacute;ia especializada em inova&ccedil;&atilde;o, participar&aacute; do evento apresentando o m&eacute;todo desenvolvido na empresa para gera&ccedil;&atilde;o de id&eacute;ias inovadoras. Ele inclui a utiliza&ccedil;&atilde;o de ferramentas desenvolvidas para superar obst&aacute;culos na cria&ccedil;&atilde;o, o aprendizado de recursos para valorizar as id&eacute;ias, o gerenciamento de imprevistos e um gerenciador de projetos que permite uma maior facilidade na implementa&ccedil;&atilde;o das id&eacute;ias.</p><p>Assim como os profissionais, a SIT se preocupa em mostrar de forma pr&aacute;tica as ferramentas para inova&ccedil;&atilde;o. Uma delas &eacute; a Subtra&ccedil;&atilde;o, onde aqueles que criam s&atilde;o incentivados a achar solu&ccedil;&otilde;es menos &oacute;bvias e intuitivas extraindo componentes de um produto e tornando-o mais simples.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Simplificar</span><br />Simplicidade &eacute; uma das caracter&iacute;sticas mais valorizadas quando se fala em inovar. &Eacute; o que destaca Paulo Tarso, um dos palestrantes no workshop e Gerente de Inova&ccedil;&atilde;o da IBM. Ele explica que a empresa trabalha com inova&ccedil;&atilde;o de forma a contribuir para que o cliente seja inovador.</p><p>Paulo elucida que internet &eacute; uma das grandes tend&ecirc;ncias da inova&ccedil;&atilde;o e o papel da IBM &eacute; ajudar os clientes a serem mais criativos ao fornecer as bases para isso. Ele aponta que um dos maiores desafios para inovar &eacute; sair do contexto de individualiza&ccedil;&atilde;o e aprender a absorver experi&ecirc;ncias com o mercado. &ldquo;As empresas foram constru&iacute;das fora de um contexto sem fronteiras. Agora &eacute; preciso trabalhar em rede&rdquo;, garante.</p><p>Um dos casos na qual a IBM est&aacute; envolvida &eacute; o da World Communication Grid, uma institui&ccedil;&atilde;o que colabora com pesquisas cient&iacute;ficas de doen&ccedil;as ainda sem cura atrav&eacute;s de uma rede mundial criada pela IBM para utilizar o tempo ocioso de PCs. &ldquo;Este &eacute; um exemplo de inova&ccedil;&atilde;o aplicada &agrave; responsabilidade social&rdquo;, destaca Paulo Tarso.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Novidades a servi&ccedil;o da inova&ccedil;&atilde;o<br /></span>Muitas empresas se valem dos benef&iacute;cios das novidades oferecidas pela tecnologia para investir em a&ccedil;&otilde;es inovadoras. O lan&ccedil;amento da marca Sprite Zero, por exemplo, inclui uma a&ccedil;&atilde;o em que o usu&aacute;rio de celulares com bluetooth &ndash; tecnologia que permite a comunica&ccedil;&atilde;o sem fio entre dispositivos eletr&ocirc;nicos e aparelhos port&aacute;teis &ndash; poder&atilde;o baixar no celular a m&uacute;sica da campanha publicit&aacute;ria quando passarem por pontos de &ocirc;nibus na Zona Sul e no Centro do Rio de Janeiro.</p><p>A estrat&eacute;gia pioneira no Brasil une inova&ccedil;&atilde;o e ousadia, caracter&iacute;stica que a empresa reconhece nos consumidores da marca, como afirmou John Pinto, Diretor de Marketing da Coca-Cola, no lan&ccedil;amento da nova marca. &ldquo;Essa a&ccedil;&atilde;o inovadora refor&ccedil;a a voca&ccedil;&atilde;o de ousadia de Sprite, que foi pioneira no Brasil no lan&ccedil;amento do conceito &lsquo;zero a&ccedil;&uacute;car&rsquo; e agora volta a ser vanguarda ao utilizar o bluetooth, que &eacute; uma nova m&iacute;dia. Sprite &eacute; uma marca que tem uma base de consumidores jovens, que absorvem com mais agilidade as inova&ccedil;&otilde;es em comunica&ccedil;&atilde;o e novas tecnologias. Por isso est&aacute; sempre inovando, atenta &agrave;s evolu&ccedil;&otilde;es de comportamento desse p&uacute;blico&rdquo;, observa.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Como inovar?</span><br />Em entrevista ao Mundo do Marketing, Amnon Levav, Diretor Executivo da SIT responde:<br /><br /><strong>O que se deve fazer para gerar id&eacute;ias inovadoras?<br /></strong>Gostaria de saber uma resposta definitiva para esta pergunta, mas acredito que existem tr&ecirc;s condi&ccedil;&otilde;es b&aacute;sicas para gerar novas id&eacute;ias em um assunto. A princ&iacute;pio, a primeira pode ser trivial, mas atualmente &eacute; crucial reservar tempo e recursos suficientes para o pensamento. A segunda condi&ccedil;&atilde;o &eacute; utilizar um facilitador quando se trabalha em grupo. Com a complexidade de hoje, muitas tarefas necessitam da contribui&ccedil;&atilde;o de v&aacute;rios profissionais e por isso &eacute; raro que uma inven&ccedil;&atilde;o &uacute;til surja de um esfor&ccedil;o totalmente individual. Isso significa que as id&eacute;ias surgem do trabalho de equipe e, como sabemos que pensar em equipe &eacute; raramente eficaz, a solu&ccedil;&atilde;o &eacute; utilizar um &quot;facilitador&quot;. Como voc&ecirc; v&ecirc;, as duas primeiras condi&ccedil;&otilde;es n&atilde;o implicam em nada espec&iacute;fico do SIT. O terceiro elemento que pode contribuir para o surgimento de id&eacute;ias inovadoras &eacute; a utiliza&ccedil;&atilde;o de um m&eacute;todo estruturado. Obviamente acredito no nosso, mas obviamente n&atilde;o &eacute; o &uacute;nico que funciona. E vale a pena mencionar que vejo as duas primeiras condi&ccedil;&otilde;es como mais cruciais que a terceira.</p><p><strong>Quais s&atilde;o as maiores dificuldades para transformar um potencial criativo em algo pr&aacute;tico e palp&aacute;vel?</strong><br />As dificuldades s&atilde;o muitas e da natureza mais diversa. Os mais poderosos bloqueadores de inova&ccedil;&atilde;o provavelmente est&atilde;o na mente das pessoas. &Eacute; muito comum culpar as estruturas organizacionais ou a burocracia pela falta de inova&ccedil;&atilde;o e este definitivamente &eacute; o caso mais comum. Mas vamos lembrar que as organiza&ccedil;&otilde;es s&atilde;o dirigidas por pessoas e, por isso, dependem delas para funcionarem. </p><p>Est&aacute; na m&atilde;o das pessoas mudar o jeito como as coisas s&atilde;o. O sistema educacional e os medos com que fomos educados s&atilde;o provavelmente respons&aacute;veis por boa parte do nosso terror de mudan&ccedil;as em geral, ou da inova&ccedil;&atilde;o em particular. Conforme as pessoas se tornam bem-sucedidas e sobem na escada organizacional, isso se torna dif&iacute;cil para a inova&ccedil;&atilde;o.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.espm.br" target="_blank">www.espm.br</a><br /><a href="http://www.sitsite.com" target="_blank">www.sitsite.com</a><br /><a href="http://www.ibm.com/innovation/br" target="_blank">www.ibm.com/innovation/br</a><br /><a href="http://www.worldgrid.org" target="_blank">www.worldgrid.org</a><br /><a href="http://www.spritezero.com.br" target="_blank">www.spritezero.com.br</a></p>
COMPARTILHAR ESSE POST