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Inovação, um diferencial que deve ser praticado

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sexta-feira, 17 de novembro de 2006

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Reportagens

<p><strong>Inovação, um diferencial que deve ser praticado</strong></p><p>Por Mariana Oliveira <br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Inovação é uma necessidade. Especialmente no marketing onde é preciso se destacar junto ao consumidor e investir em idéias impactantes para promover um produto ou serviço. A maioria dos profissionais tem recorrido às novas mídias como internet e celular, mas especialistas alertam que as idéias inovadoras podem ser simples e que a inovação é um processo sem fim.</p><p>A construção desta característica na empresa e nos funcionários é importante, uma vez que é preciso estar preparado para inovar. Paulo Sérgio Quartiermeister, Diretor do novo Núcleo de Inovação e Criatividade da ESPM – SP, destaca que um dos principais obstáculos é não ter recursos, como tempo, dinheiro e pessoas preparadas. “A empresa tem que ter um perfil inovador e as pessoas também”, ressalta em entrevista ao Mundo do Marketing.</p><p>Mais do que a geração de idéias, a transformação do potencial criativo em um modelo prático é uma das preocupações dos profissionais. A ESPM promove em São Paulo no próximo dia 21 o workshop de Inovação do programa “Beyond Brainstorming - uma abordagem sistemática para a inovação”. A SIT – Systematic Inventive Thinking -  consultoria européia especializada em inovação, participará do evento apresentando o método desenvolvido na empresa para geração de idéias inovadoras. Ele inclui a utilização de ferramentas desenvolvidas para superar obstáculos na criação, o aprendizado de recursos para valorizar as idéias, o gerenciamento de imprevistos e um gerenciador de projetos que permite uma maior facilidade na implementação das idéias.</p><p>Assim como os profissionais, a SIT se preocupa em mostrar de forma prática as ferramentas para inovação. Uma delas é a Subtração, onde aqueles que criam são incentivados a achar soluções menos óbvias e intuitivas extraindo componentes de um produto e tornando-o mais simples.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Simplificar</span><br />Simplicidade é uma das características mais valorizadas quando se fala em inovar. É o que destaca Paulo Tarso, um dos palestrantes no workshop e Gerente de Inovação da IBM. Ele explica que a empresa trabalha com inovação de forma a contribuir para que o cliente seja inovador.</p><p>Paulo elucida que internet é uma das grandes tendências da inovação e o papel da IBM é ajudar os clientes a serem mais criativos ao fornecer as bases para isso. Ele aponta que um dos maiores desafios para inovar é sair do contexto de individualização e aprender a absorver experiências com o mercado. “As empresas foram construídas fora de um contexto sem fronteiras. Agora é preciso trabalhar em rede”, garante.</p><p>Um dos casos na qual a IBM está envolvida é o da World Communication Grid, uma instituição que colabora com pesquisas científicas de doenças ainda sem cura através de uma rede mundial criada pela IBM para utilizar o tempo ocioso de PCs. “Este é um exemplo de inovação aplicada à responsabilidade social”, destaca Paulo Tarso.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Novidades a serviço da inovação<br /></span>Muitas empresas se valem dos benefícios das novidades oferecidas pela tecnologia para investir em ações inovadoras. O lançamento da marca Sprite Zero, por exemplo, inclui uma ação em que o usuário de celulares com bluetooth – tecnologia que permite a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos e aparelhos portáteis – poderão baixar no celular a música da campanha publicitária quando passarem por pontos de ônibus na Zona Sul e no Centro do Rio de Janeiro.</p><p>A estratégia pioneira no Brasil une inovação e ousadia, característica que a empresa reconhece nos consumidores da marca, como afirmou John Pinto, Diretor de Marketing da Coca-Cola, no lançamento da nova marca. “Essa ação inovadora reforça a vocação de ousadia de Sprite, que foi pioneira no Brasil no lançamento do conceito ‘zero açúcar’ e agora volta a ser vanguarda ao utilizar o bluetooth, que é uma nova mídia. Sprite é uma marca que tem uma base de consumidores jovens, que absorvem com mais agilidade as inovações em comunicação e novas tecnologias. Por isso está sempre inovando, atenta às evoluções de comportamento desse público”, observa.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Como inovar?</span><br />Em entrevista ao Mundo do Marketing, Amnon Levav, Diretor Executivo da SIT responde:<br /><br /><strong>O que se deve fazer para gerar idéias inovadoras?<br /></strong>Gostaria de saber uma resposta definitiva para esta pergunta, mas acredito que existem três condições básicas para gerar novas idéias em um assunto. A princípio, a primeira pode ser trivial, mas atualmente é crucial reservar tempo e recursos suficientes para o pensamento. A segunda condição é utilizar um facilitador quando se trabalha em grupo. Com a complexidade de hoje, muitas tarefas necessitam da contribuição de vários profissionais e por isso é raro que uma invenção útil surja de um esforço totalmente individual. Isso significa que as idéias surgem do trabalho de equipe e, como sabemos que pensar em equipe é raramente eficaz, a solução é utilizar um "facilitador". Como você vê, as duas primeiras condições não implicam em nada específico do SIT. O terceiro elemento que pode contribuir para o surgimento de idéias inovadoras é a utilização de um método estruturado. Obviamente acredito no nosso, mas obviamente não é o único que funciona. E vale a pena mencionar que vejo as duas primeiras condições como mais cruciais que a terceira.</p><p><strong>Quais são as maiores dificuldades para transformar um potencial criativo em algo prático e palpável?</strong><br />As dificuldades são muitas e da natureza mais diversa. Os mais poderosos bloqueadores de inovação provavelmente estão na mente das pessoas. É muito comum culpar as estruturas organizacionais ou a burocracia pela falta de inovação e este definitivamente é o caso mais comum. Mas vamos lembrar que as organizações são dirigidas por pessoas e, por isso, dependem delas para funcionarem. </p><p>Está na mão das pessoas mudar o jeito como as coisas são. O sistema educacional e os medos com que fomos educados são provavelmente responsáveis por boa parte do nosso terror de mudanças em geral, ou da inovação em particular. Conforme as pessoas se tornam bem-sucedidas e sobem na escada organizacional, isso se torna difícil para a inovação.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.espm.br" target="_blank">www.espm.br</a><br /><a href="http://www.sitsite.com" target="_blank">www.sitsite.com</a><br /><a href="http://www.ibm.com/innovation/br" target="_blank">www.ibm.com/innovation/br</a><br /><a href="http://www.worldgrid.org" target="_blank">www.worldgrid.org</a><br /><a href="http://www.spritezero.com.br" target="_blank">www.spritezero.com.br</a></p>

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