MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Inovação e sustentabilidade na arte da puericultura leve

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de mai. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

Com mais de duas décadas de experiência em administração e marketing, sempre mantive a convicção de que uma marca vai além de seus produtos para alcançar a fidelização e gerar excelentes resultados entre os consumidores e o público-alvo. Essa confiança me levou à liderança de uma grande marca especializada em produtos para bebês há mais de quatro anos, onde pude trazer insights valiosos sobre o mercado de puericultura, um setor essencial para promover o bem-estar das famílias.

Dentro desse contexto, é importante destacar dois temas de grande relevância: o design de embalagens e produtos, além da ênfase na sustentabilidade, que emergem como elementos cruciais, refletindo tanto as nossas preocupações quanto dos consumidores na construção de um futuro sustentável.

Quando abordamos o design de produtos e embalagens, especialmente dentro do segmento de puericultura leve, compreendemos que não se trata apenas de estética, mas sim da necessidade de oferecer funcionalidade, ergonomia, intuitividade e segurança. Para isso, é indispensável investir em anos de pesquisa e desenvolvimento para aprimorar a identidade visual (sempre introduzindo novas cores e estampas de acordo com as demandas do mercado).

Todos esses processos têm como base as necessidades das famílias e de seus bebês, com foco primordial na sustentabilidade, um pilar que vem remodelando significativamente o setor. Atualmente, os consumidores, especialmente os millennials (nascidos entre 1980 e 1994) e da geração Z (entre 1995 e 2015), demonstram uma crescente preocupação com o impacto ambiental dos produtos escolhidos para seus filhos, estendendo essa preocupação às embalagens e ao descarte correto para reciclagem.

Empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas melhoram sua reputação no mercado, como também contribuem significativamente para a construção de um mundo mais limpo e promissor para as próximas gerações. Isso inclui a produção a partir de fontes renováveis e o uso de tecnologias capazes de oferecer soluções mais práticas e eficientes para o cuidado dos bebês, além do esforço contínuo na redução da pegada de carbono das embalagens. Na empresa em que atuo, por exemplo, começamos a utilizar o polipropileno de origem biocircular em 2023, em uma linha de produto (chupeta original borracha natural), e, em 2024, já começamos a estender para todas as chupetas e mamadeiras Easy Start. Nossa meta é incluir a nova matéria prima em todos os produtos de PP (polipropileno).

Essa realidade impacta diretamente o mercado, que tem alcançado números expressivos. Segundo dados do Censo de 2022, há 18,1 milhões de crianças entre 0 e 6 anos no Brasil, movimentando um setor de puericultura leve equivalente a R$ 1,86 bilhão. A recente Pueri Expo realizada em São Paulo, no final de abril, reflete esse momento dinâmico do setor, registrando um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.

As tendências nos levam a acreditar que o futuro da puericultura leve promete uma integração cada vez maior entre tecnologia e inovação para tornar a experiência dos pais mais fácil e segura. Além disso, os designs e a sustentabilidade serão pontos-chave, com produtos adaptados às necessidades individuais de cada criança e uma maior preocupação com os impactos ambientais.

Essas tendências refletem a evolução das necessidades e expectativas dos consumidores, bem como os avanços tecnológicos e sociais que moldam a criação dos filhos.

*Leandro Bazello é Diretor-Geral da MAM Baby no Brasil.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme