Em um mundo cada vez mais digital e centrado no consumidor, as transformações vividas pelo marketing devem seguir em rápida aceleração no próximo ano./ Por todas as conversas recentes que eu tive com colegas e clientes, no Brasil e no exterior, não me resta qualquer dúvida de que, se a tecnologia continuará a ditar o ritmo da mudança, comboiada pelas ferramentas com inteligência artificial, as palavras de ordem para os profissionais da área serão autenticidade e engajamento. Guiadas pelos novos comportamentos dos clientes, cada vez mais bem informados e exigentes, e moldadas pela inovação tecnológica, cinco tendências se destacam:
1. Personalização: o uso da inteligência artificial alavancará cada vez mais o tratamento personalizado ao consumidor.
Exemplos de quem já faz:
Magazine Luiza - A varejista utiliza inteligência artificial para personalizar a experiência de compra online, recomendando produtos com base no histórico de navegação e compras dos clientes.

Natura - A gigante de cosméticos usa IA para personalizar recomendações de produtos de beleza e cuidados pessoais, com base nas preferências e necessidades individuais dos clientes.
2. Conteúdo visual: formatos curtos e envolventes continuarão em alta em todas as plataformas e não apenas no YouTube e TikTok.
Exemplos de quem já faz:
Netflix - O serviço de streaming por assinatura aproveita os formatos verticais de plataformas como TikTok e Instagram para exibir filmetes super curtos que promovem suas séries.

Ambev - A Ambev utiliza reels no Instagram para campanhas de produtos ou de consumo responsável em vídeos de 15 segundos ou menos, produzidos em parceria com criadores locais.
3. Autenticidade: o consumidor seguirá atento ao compromisso genuíno com práticas éticas e sustentáveis dos negócios.
Exemplos de quem já faz:
Mãe Terra - Adquirida pela Unilever, a marca promove a alimentação saudável e sustentável. Utiliza ingredientes orgânicos e de comércio justo, e investe em educação ambiental, apoiando comunidades agrícolas locais.
Farm - A marca carioca de moda investe em tecidos eco-friendly e apoia iniciativas de reflorestamento, além de promover campanhas de conscientização ambiental.

4. Imersão: da compra de casa ou carro à prova de roupa, os recursos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual estarão cada vez mais em alta, oferecendo experiências imersivas ao consumidor.
Exemplos de quem já faz:
Renner - A rede oferece uma experiência de compra imersiva em seu aplicativo, permitindo que os clientes experimentem virtualmente roupas e acessórios usando realidade aumentada.

Bradesco - O banco utiliza realidade virtual em suas agências para oferecer tours e simulações de serviços financeiros, proporcionando uma experiência mais interativa e informativa para os clientes.
5. Gamificação: cada vez mais o marketing vai incorporar elementos de jogos para aumentar o interesse e o engajamento dos clientes.
Exemplos de quem já faz:
Banco do Brasil - O banco implementou um sistema de gamificação em seu aplicativo, para que os clientes acumulem pontos e desbloqueiem benefícios ao realizar transações e utilizar serviços bancários.
Duolingo - O ensino de idiomas se baseia em metas diárias e conquistas, aplicando conceitos de jogos ao processo educacional.

Para atender consumidores cada vez mais exigentes e conectados, as marcas precisarão inovar e investir em personalização, autenticidade e tecnologias imersivas. Mais do que acompanhar o mercado, o uso criativo de novos formatos e estratégias de engajamento poderão ser a diferença entre liderar a transformação ou cair para o final do pelotão. Porque o sucesso em 2025 dependerá da habilidade das empresas de se reinventarem constantemente, destacando-se por priorizar o que realmente importa para o cliente e oferecendo experiências únicas para seus diferentes públicos.
Mais do que nunca, a capacidade de criar conexões emocionais, personalizadas e duradouras com os clientes será o diferencial competitivo, fortalecendo a relação presente e assegurando, no longo prazo, a relevância das marcas em um cenário em constante evolução.
COMPARTILHAR ESSE POST