Figuras centrais das estratégias de Marketing moderno, os consumidores ocupam um lugar de fala cada vez mais relevante para os processos de produção e distribuição das empresas, desde a relação inicial com os fornecedores até a chegada aos pontos de venda.
E muito se engana quem pensa que apenas pequenas e médias empresas deveriam acompanhar de perto o comportamento dos clientes para nortear decisões estratégicas. Um exemplo disso é a Coca-Cola, que mensura o sucesso da marca a partir da avaliação de quatro indicadores ditados pela experiência do consumidor.
O primeiro indicador de sucesso avaliado pela Coca-Cola é a conexão estabelecida entre a empresa e o público. Impulsionados por valores como sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade, o consumidor moderno tende a estabelecer conexões significativas com marcas que refletem esses ideais. “Os clientes querem se sentir representados por marcas que representam os valores deles. Então, a primeira métrica, avaliada mensalmente, diz respeito ao comportamento da marca para que possamos enxergar como ela está se relacionando com as pessoas”, afirma Bruno Blaschek, Diretor de Marketing da Coca-Cola, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.
A sequência dos indicadores gira ao redor das ocasiões de consumo do refrigerante Coca-Cola e outras bebidas que fazem parte do portfólio da companhia. “Primeiro, precisamos entender o que vai bem com cada tipo de comida para melhorar a relação com os clientes. Outro ponto é perceber o quanto a Coca-Cola ajuda a melhorar o humor dos consumidores, trazendo aquela animação tão necessária e dando a sensação de que tomar Coca-Cola é um prêmio conquistado e merecido”, prossegue o Diretor.
A quarta medida avaliada pela marca está associada ao maior diferencial da Coca-Cola em relação aos concorrentes: a percepção do sabor da bebida. “O sabor da Coca-Cola é único. Trabalho aqui há anos e nunca consegui decifrar a fórmula. Para nós, esse elemento tão especial também contribui para a criação de conexões significativas com o nosso consumidor”, finaliza Blaschek.
Durante a conversa com o Clube Mundo do Marketing, Bruno Blaschek falou sobre as tradicionais campanhas publicitárias da Coca-Cola e trouxe insights sobre outras formas de mensurar o desempenho operacional. Venha para o Clube e faça parte da conversa!
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