MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Impermanência: reflexões sobre envelhecimento e novas maneiras de enxergar a vida

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

7 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Impermanência: reflexões sobre envelhecimento e novas maneiras de enxergar a vida
Impermanência: reflexões sobre envelhecimento e novas maneiras de enxergar a vida
Impermanência: reflexões sobre envelhecimento e novas maneiras de enxergar a vida

Falar sobre envelhecimento não é hoje um tabu tão grande quanto já foi no passado. Um estudo conduzido pela Neura em parceria com a PiniOn aponta que apenas 12,8% dos entrevistados mostraram alguma resistência para conversar sobre o tema, sendo que os jovens compõem a maioria entre os que torcem o nariz para a passagem do tempo.

A Neura também não encontrou grandes ressalvas ao falar sobre idade com os entrevistados, com 74,5% dos respondentes demonstrando pouca preocupação quanto ao assunto. As classes sociais mais altas se mostraram mais incomodadas em falar sobre a idade. Além disso, as mulheres (17%) se preocupam duas vezes mais com termos como 'idosa', 'senhora' e 'velhice', do que os homens.

Em diversos cenários, a citada resistência parece estar atrelada ao cunho fatalista carregado pela semântica e pelo apelo imagético do termo “envelhecimento”, associado por muitos a uma inevitável perda de características e poderes ligados à idealização de liberdade e qualidade de vida.

Pensando nisso, o estudo, chamado “Permanência da Impermanência”, propõe a reflexão sobre o conceito da impermanência. Para contextualizar, a Neura explicou que o termo se refere a uma interação específica com o tempo e evoca o reconhecimento de que as mudanças – inclusive o envelhecimento – são necessárias para o crescimento.

Neste cenário, a análise aponta que 80% dos entrevistados acreditam ser possível se preparar para envelhecer melhor. 4% disseram ter se preparado para a transição ao longo da vida, enquanto 9% disseram ter mudado hábitos recentemente pensando nessa questão. Assim, as mudanças de rotina tendem a acompanhar o aumento da idade.

A maioria das pessoas respondentes (71%) elegeram hábitos como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde mental como os principais pontos para a melhora na qualidade de vida e a garantia de uma boa transição entre a juventude e a velhice.

Um conceito a ser considerado pelas marcas

Para André Cruz, fundador e CEO da Neura e expert em Neurociência e Comportamento, enquanto o envelhecimento é uma visão linear e fatalista, a impermanência oferece uma perspectiva mais flexível e adaptativa à vida. Pensando nisso, marcas precisam levar em conta as vivências pessoais, o histórico sociocultural e a jornada de cada cliente para tangibilizar suas verdadeiras necessidades e anseios.

O estudo indica que as vidas permanentes são influenciadas por questões como predisposição genética, propósito imutável e planejamentos pensados a longo prazo. Já na impermanência, marcas devem analisar a realidade sociodemográfica, além de manter o aprendizado contínuo e um planejamento sempre revisitado de acordo com as mudanças e necessidades.

Neste cenário, características como adaptabilidade, empatia, inteligência emocional e resiliência são alguns dos condicionantes das pessoas impermanentes. Dos respondentes, 35% afirmaram que sentem a necessidade de novos produtos que contribuam para a transformação e representem os esforços de uma vida longeva e qualitativa. 

Segundo Carolina Dantas, Co-CEO da PiniOn, é importante que as indústrias e marcas auxiliem no desejo de envelhecer com qualidade e se adaptem ao conceito de impermanência da sociedade atual. Isso porque viver uma vida impermanente não significa sair de uma zona de conforto, mas se permitir aproveitar o conforto necessário, no momento oportuno, pela duração que for possível e nos aspectos da vida que são pertinentes.

Leia também: Senioridade: como isso impacta a estratégia do Marketing Digital?

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme