Um dos temas que está em alta há algum tempo no mercado publicitário e de mídia, é sobre uma possível mudança significativa do Google em sua estratégia em relação a cookies de terceiros. Que, ao remover o suporte para cookies de terceiros, a plataforma introduzirá controles de usuários conectados no Chrome, permitindo que façam escolhas informadas sobre sua privacidade de dados. Essa mudança tem implicações de longo alcance para a open web, incluindo a imprensa apoiada por anúncios, a comunidade de criadores e o fluxo livre de informações. Mas, qual o real reflexo disso no dia a dia?
Para compreendê-lo, é preciso ter em mente que essa abordagem do Google visa elevar a escolha do usuário para permitir que os indivíduos decidam se permitem ou não cookies de terceiros em sua experiência de navegação na web. Embora essa abordagem empodere os usuários, ela também introduz incerteza para os profissionais que utilizam esses dados. As implementações anteriores de estratégias semelhantes, como prompts de consentimento obrigatórios em páginas de editores e o App Tracking Transparency da Apple, demonstraram que as respostas do usuário podem variar significativamente, dependendo do design e da execução desses mecanismos de consentimento.
Porém, existem empresas que apoiam a educação do usuário e alternativas de privacidade, tendo como visão que na comunicação clara, ajudam-nos a entender as implicações de suas escolhas. Assim, defendem alternativas que preservam a privacidade, e esforços para construir sistemas que mantenham a privacidade fornecida por cookies de terceiros, sem falhas relacionadas à privacidade que fizeram com que a indústria os afastasse em primeiro lugar.
Atualmente, esses cookies dão suporte a uma quantidade significativa da indústria de publicidade, que dá suporte ao acesso livre e irrestrito ao conhecimento, notícias e conteúdo da comunidade na open web. É crucial que o Privacy Sandbox do Google continue fornecendo utilidade para o setor de publicidade, garantindo que a open web continue sendo um canal viável para os profissionais de Marketing.
Por isso, é muito importante que as plataformas não só dependam de um mecanismo. Investir para que a marca se destaque em locais com e sem cookies, entregando campanhas de alta qualidade que impulsionam o crescimento da empresa e os resultados comerciais para os clientes, permite atendê-los de forma eficaz em todos os tipos de ambientes.
*Ana Paula Santamaria Zeizer é VP de Vendas da Adlook Brasil e colaboração de Mateusz Jędrocha, Diretor de Produto.
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