As grandes redes de varejo deverão se confirmar como as principais opções de busca por produtos durante a Black Friday. Cerca de 54% dos consumidores entrevistados durante um estudo conduzido pela Data Goal destacaram a preferência por vendedores consolidados na hora de aproveitar os descontos da data.
Segundo os respondentes, as sensações de segurança e confiança transmitidas por marcas consolidadas são essenciais para a decisão de compra. Eles destacaram que também encontram boas ofertas em pequenas lojas e e-commerces, mas os grandes varejistas oferecem mais garantias de qualidade e um processo de compra mais transparente.
Para 29,4% dos entrevistados, a reputação da loja desempenha um papel crucial para a confirmação da escolha – uma característica que enfatiza a importância das avaliações positivas, tanto para os pequenos negócios, quanto para os grandes varejistas, que terão que se destacar nas batalhas dos gigantes para conquistar o consumidor.
Na avaliação de Daniel Boaventura, CEO da Data Goal, a prioridade conferida às empresas que transmitem confiança, clareza nas promoções e garantias sobre a qualidade dos produtos representa uma oportunidade para reforçar a fidelização e atrair mais clientes ao longo do ano e no futuro a longo prazo, estendendo o potencial da data sazonal.
A preferência por grandes varejistas não é exclusiva do Brasil. Nos Estados Unidos, 56% dos consumidores preferem comprar de grandes varejistas durante a Black Friday, com a confiança nas marcas estabelecidas sendo um fator crucial para essa escolha, conforme aponta a pesquisa NRF's 2024 Retail Trends.
Soluções para pequenos varejistas: como competir com os grandes
Embora os grandes varejistas dominem as preferências, os pequenos varejistas também podem competir se adotarem algumas práticas estratégicas. Para Boaventura, o primeiro e mais importante passo é descrito pela criação de comunicações mais autênticas com os consumidores, com destaque para a venda de produtos exclusivos.
A comunicação de ofertas mais facilmente vistas e/ou sentidas em ambientes enxutos, como o atendimento exclusivo a um cliente e as decorações e ativações desenhadas para aumentar a imersão no ponto de vendas, também aparecem como diferenciais que podem fazer o consumidor mudar de ideia.
Aos varejistas digitais, a principal recomendação do CEO é a atenção ao valor do frete, que pode ser cobrado com valor reduzido ou de forma gratuita para compras acima de um valor mínimo, por exemplo. O valor da entrega, cabe ressaltar, é um fator decisivo para 60% dos brasileiros que pretendem aproveitar a Black Friday.
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