MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Grandes varejistas protagonizarão Black Friday, mas pequenos negócios podem competir

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

18 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Grandes varejistas protagonizarão Black Friday, mas pequenos negócios podem competir
Grandes varejistas protagonizarão Black Friday, mas pequenos negócios podem competir
Grandes varejistas protagonizarão Black Friday, mas pequenos negócios podem competir

As grandes redes de varejo deverão se confirmar como as principais opções de busca por produtos durante a Black Friday. Cerca de 54% dos consumidores entrevistados durante um estudo conduzido pela Data Goal destacaram a preferência por vendedores consolidados na hora de aproveitar os descontos da data.

Segundo os respondentes, as sensações de segurança e confiança transmitidas por marcas consolidadas são essenciais para a decisão de compra. Eles destacaram que também encontram boas ofertas em pequenas lojas e e-commerces, mas os grandes varejistas oferecem mais garantias de qualidade e um processo de compra mais transparente.

Para 29,4% dos entrevistados, a reputação da loja desempenha um papel crucial para a confirmação da escolha – uma característica que enfatiza a importância das avaliações positivas, tanto para os pequenos negócios, quanto para os grandes varejistas, que terão que se destacar nas batalhas dos gigantes para conquistar o consumidor.

Na avaliação de Daniel Boaventura, CEO da Data Goal, a prioridade conferida às empresas que transmitem confiança, clareza nas promoções e garantias sobre a qualidade dos produtos representa uma oportunidade para reforçar a fidelização e atrair mais clientes ao longo do ano e no futuro a longo prazo, estendendo o potencial da data sazonal.

A preferência por grandes varejistas não é exclusiva do Brasil. Nos Estados Unidos, 56% dos consumidores preferem comprar de grandes varejistas durante a Black Friday, com a confiança nas marcas estabelecidas sendo um fator crucial para essa escolha, conforme aponta a pesquisa NRF's 2024 Retail Trends.

Soluções para pequenos varejistas: como competir com os grandes 

Embora os grandes varejistas dominem as preferências, os pequenos varejistas também podem competir se adotarem algumas práticas estratégicas. Para Boaventura, o primeiro e mais importante passo é descrito pela criação de comunicações mais autênticas com os consumidores, com destaque para a venda de produtos exclusivos.

A comunicação de ofertas mais facilmente vistas e/ou sentidas em ambientes enxutos, como o atendimento exclusivo a um cliente e as decorações e ativações desenhadas para aumentar a imersão no ponto de vendas, também aparecem como diferenciais que podem fazer o consumidor mudar de ideia.

Aos varejistas digitais, a principal recomendação do CEO é a atenção ao valor do frete, que pode ser cobrado com valor reduzido ou de forma gratuita para compras acima de um valor mínimo, por exemplo. O valor da entrega, cabe ressaltar, é um fator decisivo para 60% dos brasileiros que pretendem aproveitar a Black Friday.

Leia também: Black Friday 2024: Oportunidade para Crescimento com Estratégias Inovadoras

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme