Do ponto de vista financeiro, podemos organizar em grupos distintos os consumidores que irão aproveitar a Black Friday em novembro. Por exemplo, 62% dos consumidores pretendem gastar até R$ 3 mil nas promoções que caracterizam o período, conforme apontam dados divulgados na Pesquisa de Intenção de Compras, realizada por Tray, Bling, Melhor Envio e Vindi.
Neste ano, o grupo dos compradores cautelosos está em evidência: o levantamento mostra que 64,3% dos consumidores planejam as compras com antecedência. Destes, 44% guardaram dinheiro nos últimos meses e 20,3% vão reservar parte do 13º salário para aproveitar as ofertas.
Para 57% dos planejadores, os sites e redes sociais das empresas são a principal forma de se informar sobre os descontos. Neste recorte, destacam-se também os e-mails promocionais (37%), sites de comparação de preços (25%), perfis especificamente focados em promoções e descontos nas redes sociais (24%) e os canais e/ou grupos no WhatsApp (20%) focados em descontos.
Entre os principais fatores que levam o consumidor a fechar uma compra, o valor do frete foi apontado como decisivo por 60% dos entrevistados. Do outro lado da moeda, altas taxas de frete (57%), preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%), falta de confiança na loja (45%), nota baixa em sites de reputação (43%), avaliações ruins nas redes sociais (42%) e desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (40%) foram citados como motivos para a desistência.
O que pensam os especialistas
Os entrevistados também elencaram os anúncios de internet (65%), as redes sociais (59%) e o trabalho dos influenciadores digitais (19%) como fatores de influência para a consideração de um produto ou vendedor. Na avaliação de Marcelo Navarini, diretor do Bling, estes dados oferecem às empresas uma boa pista sobre os hábitos de pesquisa dos consumidores.
Seguindo um entendimento parecido, Thiago Mazeto, diretor da Tray, explicou que com a consolidação da Black Friday no Brasil, os consumidores passaram a analisar de forma mais criteriosa as ofertas para o período, buscando comparar preços, conhecer a reputação da empresa em sites de venda, entre outros pontos antes de decidir pela compra.
Na avaliação do diretor, este panorama ressalta a importância dos lojistas destacarem claramente os diferenciais e benefícios oferecidos durante o período, garantindo uma comunicação eficaz das vantagens associadas à compra para o cliente.
Considerando o principal fator de decisão para o consumidor em compras online, Vanessa Bianculli, gerente de marketing do Melhor Envio, pontuou que, durante a Black Friday 2024, oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores finalizem suas compras, aumentando o valor do carrinho.
A profissional finalizou reforçando a importância de destacar a rapidez da entrega como um diferencial competitivo, promovendo prazos de entrega curtos e cumprindo-os de forma consistente – uma estratégia eficaz para atrair clientes durante a Black Friday e fidelizá-los após a data.
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