MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Finfluencers – As Regras do Jogo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

6 de mar. de 2024

CATEGORIA

Artigos

“Oi, meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos, e R$ 1,042 milhão de patrimônio acumulado”.

Com essas palavras, a jovem Bettina Rudolph abria um dos vídeos “virais” de 2019 – que entrou para a posteridade como meme, mas nasceu como propaganda de uma grande casa de análise financeira.

A rapidez com que Bettina conquistou seu primeiro milhão foi tópico de conversas em todo o Brasil, mas as entidades que regulam os mercados financeiro e de capitais também foram ágeis para se atentar sobre importância dos influenciadores digitais para o setor, com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) dando os primeiros passos para a regulamentação dessa indústria já no final de 2023.

Esses movimentos não chegam a ser uma surpresa. Cada vez mais brasileiros usam as redes sociais como uma de suas principais, ou até a mais importante, fonte de informação. E o alcance dos chamados finfluencers cresce exponencialmente: de acordo com um estudo da própria ANBIMA, os influenciadores brasileiros voltados para o mercado financeiro contavam, em meados de 2023, com mais de 176 milhões de seguidores, ante um total de 74 milhões quando o estudo começou a ser realizado, em 2020.

Em um país no qual a maior parte da população ainda possui conhecimentos limitados sobre finanças pessoais, esses influenciadores podem desempenhar um papel relevante na difusão de informações sobre investimentos, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do mercado. Mas, é claro, pode haver algum participante que atue de forma menos escrupulosa, induzindo investidores a decisões desastrosas.

Evidentemente, tal risco existe em qualquer setor, não sendo uma exclusividade dos finfluencers. Contudo, no mercado financeiro, escândalos costumam ter um impacto negativo acentuado, abalando a confiança do mercado e daqueles que fazem um trabalho sério. Cientes disso, entidades como a CVM e a ANBIMA começaram a elaborar regras especificas voltadas para essa área.

A ANBIMA é uma associação privada que exerce um papel autorregulador dos mercados financeiro e de capitais: suas regras vinculam apenas aqueles que aderem voluntariamente a elas – mas isso inclui boa parte dos bancos, gestoras de recursos e corretoras que atuam no mercado brasileiro. Assim, as “Regras e Procedimentos para a Contratação de Influenciadores Digitais” da ANBIMA, que entraram em vigor em novembro de 2023, acabarão fazendo parte da rotina daqueles que fazem publicidade para instituições financeiras.

O foco das Regras da ANBIMA é a transparência. Portanto, as instituições aderentes se obrigam a:

- seguir uma série de normas de conduta na contratação de influenciadores financeiros, que incluem a obrigação de exigir que o influenciador explicite, de forma clara, que ele está fazendo publicidade de produtos de investimento;

- monitorar a conduta do influenciador, de forma a garantir o cumprimento do que for previsto no contrato e nas normas aplicáveis;

- verificar se o influenciador possui as certificações e autorizações exigidas pela regulamentação vigente.

A CVM, por sua vez, é uma agência reguladora criada por lei, cujas normas possuem alcance geral. Portanto, ela pode elaborar regras a serem cumpridas diretamente pelos finfluencers, incluindo sanções para aqueles que as violarem.

A CVM, no entanto, ainda está um passo atrás na normatização.

No final de 2023, ela divulgou um Edital de Consulta Pública, no qual discute alternativas regulatórias e solicita contribuições. As preocupações centrais apresentadas pela CVM são três:

- estabelecer regras de conduta para a contratação de influenciadores digitais que promovam produtos financeiros, sobretudo para assegurar transparência;

- adequar suas regras à realidade da promoção de produtos financeiros por meio de plataformas digitais; e

- definir o tratamento regulatório aplicável aos influenciadores que atuem como analistas de valores mobiliários (que é uma atividade regulada que só deveria ser exercida por profissionais devidamente autorizados pela CVM).

Ao contrário do que costuma fazer em consultas públicas desse tipo, desta vez a CVM não apresentou uma minuta de Resolução, optando por colocar uma série de questões mais conceituais sobre os caminhos que deve seguir, o que indica uma abertura para desenvolver em conjunto com o mercado o melhor modelo para o futuro. Em outras palavras, a CVM parece ter decidido que precisa regulamentar o setor, mas ainda está avaliando qual a melhor forma de fazê-lo.

Essa é, portanto, uma oportunidade única para aqueles que atuam no meio de ajudar a construir um sistema que proteja os bons profissionais e responsabilize os mal-intencionados, sem engessar um mercado que, pela sua própria natureza, é extremamente dinâmico.

É fundamental que finfluencers, seus agentes, publicitários que atuam na área e outros atores do mercado participem desse debate, entendam os modelos que estão sendo discutidos e ofereçam suas contribuições. Sem a participação dos principais atingidos pelas futuras normas, logicamente, teremos diretrizes pouco efetivas, que podem causar mais problemas que soluções.

Parece inevitável que o mundo dos influenciadores e o mundo do Direito se aproximem, mas a natureza dessa relação ainda está para ser definida. Que tal fazer parte deste momento, desta definição?

 

* Paulo Duarte é Sócio do Escritório Stocche Forbes e Influenciador Digital

* Eduardo Pereira é Sócio do Escritório Stocche Forbes – mercado financeiro e de capitais

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme