Você certamente já utilizou algum filtro no Instagram para tornar seus vídeos mais engraçados ou ainda aproximar o consumidor da sua marca. Agora, esses efeitos têm data para acabar. Pelo menos os criados por usuários. A Meta informou nesta terça-feira, dia 27, a descontinuação da plataforma Meta Spark, onde permite a criação de filtros de realidade aumentada por terceiros. A partir de 14 de janeiro de 2025, apenas os efeitos criados pela própria empresa seguirão disponíveis.
A justificativa é de que a Meta priorizará investimentos em outras demandas da empresa. Apesar da mudança, os conteúdos criados com efeitos, como reels, publicações ou stories, não serão deletados e poderão continuar a serem vistos – o filtro utilizado apenas não estará mais nas opções de uso.
A empresa recomenda que os desenvolvedores passem a criar em um site externo para não perder os trabalhos executados para o Meta Sparks Studio. A plataforma, iniciada em 2017, transformou o uso do Instagram e foi uma aposta após o sucesso do Snapchat. O recurso também foi utilizado no TikTok, que segue permitindo o uso e criação dos efeitos.
Comumente usado por empresas para atrair consumidores, estreitar relacionamento com colaboradores ou ainda promocionar algo, os filtros acabaram também se tornando fonte de renda de diversos desenvolvedores que vendiam serviços criando novos efeitos.
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