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Faxina é autocuidado para 49% dos brasileiros. Marcas podem elevar esse índice

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

29 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Para muitos brasileiros, a hora de limpar a casa é um momento terapêutico, de total desconexão com o mundo exterior. Não por acaso, a tarefa é reconhecida como uma forma de autocuidado por 49% dos brasileiros, aponta a ''Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia'', desenvolvida pela marca Scott Duramax em parceria com a consultoria Grimpa.

Isso porque a organização do espaço físico pode refletir diretamente no "estado de espírito" do morador. Ou seja, quando cercados por desordem e bagunça, as pessoas tendem a ter a mente sobrecarregada, enquanto um ambiente limpo e organizado tem o poder de desencadear uma sensação de clareza mental.

Isso motiva as pessoas a buscarem uma limpeza mais eficiente, alinhada com seu estado emocional e psíquico, visto que, de acordo com a pesquisa, a limpeza detalhada (73%) e com capricho (65%) são características buscadas pela maioria dos brasileiros e das brasileiras, em detrimento de superficialidade.

Para Debora Bertolozzi, Gerente Executiva de Marketing na Suzano, grupo detentor da marca Scott Duramax, a faxina está se transformando em algo além de uma mera obrigação, e a sensação de autocuidado causada pela tarefa traz uma nova perspectiva para as marcas do setor de limpeza, que devem desenvolver produtos para endereçar as necessidades dos consumidores e tornar mais significativa a experiência de limpar a casa.

Afinal, todos concordam que uma casa limpa e cheirosa é um requisito fundamental para o descanso e para o bem-estar pessoal, contribuindo para uma convivência familiar harmoniosa e prevenindo a proliferação de germes e bactérias pelo ambiente.

Quase metade dos entrevistados pela pesquisa afirmaram que quando há a incorporação de rituais e expressões criativas durante a limpeza de casa, a tarefa é associada a sensações positivas, como autocuidado, organização, realização e, até mesmo, diversão.

Cleanfluencers na mira das marcas

A faxina brasileira é única e vimos isso nas redes sociais onde fãs adoram ver outros fazendo organizações e faxinas. Os influenciadores loucos por limpeza tomaram conta do país, e os que estão no topo costumam produzir conteúdo totalmente limpo para seus seguidores desfrutarem em tempo integral.

Agora as marcas estão entrando na onda e trabalhando com “Cleanfluencers”. A Scott Duramax criou um Squad de Influenciadores 2023, com nomes que realmente conversam com o público sobre os benefícios da limpeza, dicas de organização e que, realmente, acreditam no produto.

Alguns pontos incentivaram a marca a criar esse Squad de embaixadores. De acordo com a pesquisa ‘’Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia’’, da Soctt Duramax, pessoas que precisam de informações sobre limpeza doméstica e não querem ou não podem contar com alguém que possa ensinar, buscam na internet.

Quando perguntados sobre quais redes sociais utilizam no dia a dia, 95% dos entrevistados apontaram o WhatsApp como principal canal. Outras favoritas do brasileiro aparecem em seguida: Instagram, Facebook e YouTube ficaram próximos em patamar, com 76%, 73% e 71%, respectivamente.

Nos últimos anos, o mercado viu o fortalecimento da presença dos influenciadores na comunicação digital, especialmente no que diz respeito ao compartilhamento de experiências, diversidade e identificação para os consumidores das marcas. Por isso, a Scott Duramax buscou criadores de conteúdo alinhados ao propósito da marca e que conversam com os produtos para amplificar as mensagens e educar o consumidor sobre os panos, gerando conhecimento e incentivando experimentação.

Os perfis levantados para essa estratégia e que nos apoiarão durante 2023, vão de experts em faxina, como o Luiz Marquex do ‘E aí? Limpei!’, até cuidadores do lar, como a Clécia Karine (@cleciahome), Sabrina Silva (@casinhadasabrina) e Everton e Douglas do @ape156, além da Dany Carter (@danycartter) que compartilha dicas do seu dia a dia morando sozinha em casa.

Leia também: Reposicionar para rejuvenescer: a nova estratégia da Bombril

Bombril - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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