O faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) no e-commerce atingiu R$ 2 bilhões no primeiro semestre de 2024. O valor representa um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2023, conforme apontam dados divulgados em um levantamento da Nuvemshop.
Entre janeiro e junho, 31,8 milhões de produtos foram vendidos, representando um aumento de 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os segmentos de moda (R$ 680,3 milhões), saúde & beleza (R$ 187,3 milhões) e acessórios (R$ 133 milhões) se destacaram como os mais lucrativos.
A prosperidade no digital se deve, sobretudo, às estruturas cada vez mais robustas adotadas pelos players do setor. Neste panorama, as estratégias omnichannel, por exemplo, estão maximizando a experiência do cliente e, como consequência, o faturamento das PMEs.
Na avaliação de Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, o e-commerce permitiu que as PMEs expandissem suas operações além das fronteiras locais, utilizando novas estratégias de vendas. Adicionalmente, o retail media e outras abordagens da publicidade digital têm sido cruciais para atrair a atenção dos consumidores, permitindo que as PMEs ofereçam uma jornada de compra mais atraente e competitiva.
O executivo finaliza pontuando que a análise dos segmentos mais lucrativos no primeiro semestre permite traçar metas de vendas e estratégias de planejamento para as principais datas do varejo deste ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Nestas ocasiões, completa Esparza, o uso de anúncios direcionados em espaços digitais de alto tráfego, como ocorre com o retail media, é essencial para aumentar a visibilidade dos produtos.
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