MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Falta de personalização e engajamento de consumidores prejudica varejistas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

2 de mai. de 2023

CATEGORIA

Negócios

Os consumidores latino-americanos estão cada vez mais exigentes quanto às formas de personalização de conteúdo - ou a falta delas - praticadas por suas marcas preferidas. Dados do Relatório de Personalização e Engajamento 2023, produzido e publicado pela MoEngage, apontam que 45,9% dos clientes desejam receber comunicações personalizadas.

O sucesso da personalização, no entanto, depende de uma série de fatores que exigem atenção, e o desenvolvimento de personalizações genéricas pode significar perda de tempo e dinheiro. De acordo com o relatório, 22,5% dos consumidores apontam que ainda recebem conteúdos com personalização superficial em seu nome ou localização, e 21,3% se frustram quando a marca não entende ou lembra de suas preferências com base em contatos anteriores.

O que fazer? Para Daniel Simões, General Manager da MoEngage LatAm, é preciso ter em mente que os consumidores estão cada vez mais se acostumando a receber experiências digitais altamente selecionadas. Por isso, a expectativa é de que as interações sejam capazes de atingir o nível individual. Para expandir as chances de entregar conteúdos com o nível adequado de personalização, vale recorrer a outra característica diferencial para o consumidor: a frequência do contato estabelecido pelas marcas.

39% dos respondentes disseram que gostariam de receber comunicações da marca preferida de duas a três vezes por semana, em média. Por outro lado, 15,3% dizem que gostariam de receber contatos com mais frequência, em vários momentos da semana, o que indica que os clientes querem ouvir mais sobre as marcas das quais compram.

O sucesso da personalização, segundo Simões, depende do alinhamento certeiro entre mensagem, momento, consumidor e canal. Sem aproveitar os dados do consumidor omnichannel, utilizando-os para potencializar o engajamento do baseado em insights, os varejistas enfrentam armadilhas de personalização que deixam os compradores insatisfeitos, menos inclinados a conversão e incertos quanto ao valor de sua lealdade a uma marca.

Leia também: Qual é o segredo para personalização eficaz da comunicação?

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme