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Fadiga digital e memória de marca

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de ago. de 2025

CATEGORIA

Branded Content

Fadiga digital e memória de marca
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Fadiga digital e memória de marca

Em tempos de hiperconectividade, banners piscantes e publicidade entrando sem permissão na caixa de entrada, é o silêncio que vem ganhando força.

Curiosamente, enquanto o marketing digital grita cada vez mais alto e mais caro por cliques, o OOH (out of home), ou anúncios fora de casa, é quem vem conquistando espaço na cabeça do consumidor.

Sem atrito nem interrupção

Dentro do elevador, na esteira da academia, no salão de beleza e no trajeto até o trabalho, essa mídia funciona porque está presente em momentos de pausa mental.

Segundo a Nielsen (2023), campanhas que combinam OOH e digital resultam em 48% mais memorização da marca. Ou seja, mesmo sem som ou clique, o anúncio é registrado no inconsciente e cria lastro para a próxima interação no digital.

“É uma reação em cadeia: a presença sem interrupção gera familiaridade, que gera confiança. E a confiança impulsiona a busca e o primeiro clique.”, explica Stefanie Trotta, especialista em growth hacking.

Nasce um aliado para quem tem orçamento limitado

Junto a essa tendência de distribuição de mídia para além do digital, surge o Aqui Ads, plataforma da Eletromidia, para empresas anunciarem no trajeto do cliente em um modelo de autosserviço.

O anunciante acessa o Aqui Ads e define os ambientes onde quer aparecer, tempo de duração da campanha, além de criar a arte dos anúncios a partir de modelos editáveis, com ajuda de IA, tudo isso pela própria plataforma. Em poucos cliques o anúncio vai pro ar.

Empreendedores de diferentes tamanhos vêm percebendo que o impacto não é só de imagem, por aparecerem em espaços onde antes apenas as gigantes do mercado apareciam. O impacto é também no comportamento do cliente! Quando um anúncio é visto na tela do elevador ou da academia, essa marca fica na cabeça do consumidor mesmo que ele não perceba.

E os dados comprovam: 92% das pessoas gostam de ver anúncios de empresas do bairro onde moram ou trabalham. 95% delas afirmam que caminhariam até 8 quarteirões para aproveitar uma promoção local, segundo pesquisa da Kantar e IBOPE em 2024.

Ou seja, quando o consumidor, após ter visto um anúncio em seu caminho, o encontra novamente no digital, o consumidor já tem contexto e principalmente intenção de compra quando realiza o clique.

A conclusão é clara: o marketing do futuro é feito de camadas e o OOH é o pano de fundo que dá sustentação à performance. Agora de um jeito simplificado.

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Stefanie Trotta

Gerente de Growth Aqui Ads da Eletromidia

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AUTOR

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