MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Experiências positivas dos consumidores podem alavancar crescimento de empresas em 190%

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

7 de jun. de 2023

CATEGORIA

Negócios

O relacionamento entre empresas e consumidores passou por transformações significativas nos últimos anos. A rápida evolução digital, acompanhada pelas mudanças nos paradigmas de coleta e uso de dados, tornam mais sofisticados os pontos de contato e serviços na jornada do consumidor. Com efeito, essas transformações elevam, também, os padrões de expectativa dos compradores quanto às etapas que constituem a experiência do cliente (CX), e as marcas devem estar atentas a esse comportamento.

Um estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que, no entanto, poucas empresas estão preparadas para as demandas do comportamento do consumidor atual e do futuro. De acordo com a análise, intitulada "Building Customer Experience for the Future", a maioria delas precisará repensar a sua estratégia de CX e fazer ajustes e investimentos necessários para atender às novas exigências do mercado.

Necessário, o movimento, que deve ser encarado como uma urgência, pode também ser classificado como um caminho para a expansão. Dados levantados pelo estudo evidenciam os bons resultados do investimento assertivo em CX, e apontam que os líderes na modalidade conseguem gerar um crescimento até 190% maior em um prazo de três anos.

Para Candice Mascarello, diretora executiva e sócia do BCG, os benefícios de aplicações bem feitos na área extrapolam a camada da conexão com os clientes e trazem resultados igualmente superiores para os negócios, investidores e clientes, como retorno total ao acionista 55% mais alto em cinco anos e um aumento de até 70% no Net Promoter Score, escala que mede a lealdade do consumidor.

Recomendações para aprimorar a experiência do cliente

Mirando o sucesso a longo prazo, o BCG traz três recomendações para empresas que estejam buscando formas de aprimorar a experiência do cliente:

Cliente no centro - O consumidor deve vir em primeiro lugar na abordagem das operações, talentos e tecnologia, e sua experiência deve estar no centro das soluções propostas pela empresa.Invista em inovação - É preciso desenvolver ideias totalmente inovadoras para a nova era de possibilidades de contato com o consumidor alavancada pelos avanços de tecnologias como a inteligência artificial. Aproveitar essa evolução será essencial para aumentar a satisfação do cliente nos ambientes digitais.Foco a longo prazo - As empresas devem cultivar competências que lhes permitem conquistar clientes no presente, ao mesmo tempo em que encontram oportunidades para o futuro ao medir impactos e inovar para se manter preparadas para o amanhã, realizando jornadas de consumo pensadas do início ao fim e alinhando ações em todos os pontos de contato.

Cliente em foco

Os consumidores ocupam um lugar de fala cada vez mais relevante para os processos de produção e distribuição das empresas, e isso representa uma excelente oportunidade para operações de todos os portes e setores. Um exemplo disso é a Coca-Cola, que mensura o próprio desempenho a partir da avaliação de quatro indicadores de sucesso ditados pela experiência do consumidor.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Bruno Blaschek, Diretor de Marketing da Coca-Cola, falou sobre esses indicadores e como as opiniões, desejos e comportamentos dos consumidores impactam o rumo de uma das maiores empresas do mundo.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!Leia também: 6 erros que levam os consumidores a desistirem de comprar online

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme