Em 2002, quando comecei a minha carreira, o cenário do marketing digital era bem diferente do que nós temos atualmente. O profissional, que antes era focado apenas em uma atividade por vez, descobrindo, na época, a web 2.0, com uma evolução um pouco maior da internet, hoje se depara com uma realidade muito mais complexa, com uma quantidade gigantesca de dados disponíveis e uma imensa variedade de ferramentas para se utilizar.
O perfil do consumidor mudou, a concorrência aumentou e a quantidade de informações disponíveis é tanta que só conseguirá se destacar quem souber fazer boas análises. Sim, estou falando de estratégia, área que, de acordo com o relatório Startup Studies 2023, feito pela consultoria norte-americana McKinsey, é a segunda mais difícil de se contratar e reter pessoas no ramo da tecnologia.
Hoje, o comum é que o indivíduo saia da faculdade de marketing muito focado na parte operacional e conceitual do negócio. Porém, essa parte prática, principalmente com o avanço da tecnologia e o surgimento das ferramentas de IA, será nivelada entre os cargos. Nesse cenário, as ferramentas possibilitarão que as tarefas operacionais sejam feitas de forma mais produtiva, colaborando para que, tanto profissionais juniores quanto seniores, possam se dedicar a questões mais estratégicas.
Dicas para se tornar um excelente profissional
Pensando no cenário atual, acredito que existem alguns passos a serem seguidos dentro da carreira de marketing digital para que um profissional consiga atingir a excelência. São esses:
• Aprender a utilizar muito bem os dados, para conseguir montar as estratégias necessárias e resolver problemas;
• Aprimorar suas skills de comunicação e vendas, pois é necessário. Além de saber se comunicar muito bem, também ter a habilidade de conseguir vender suas ideias;
• Estar sempre conhecendo novas ferramentas e saber utilizar muito bem as principais do dia a dia, para otimizar o tempo e conseguir realizar entregas com mais agilidade e precisão, além de fazer testes e gerar aprendizados mais rápidos;
• Focar em estratégia, pois, como foi dito, é o diferencial atualmente;
• Ser proativo e encontrar soluções com foco no objetivo e metas da empresa;
• Fazer gestão de marca pessoal, criando uma rede de networking por meio de eventos, comunidades e redes sociais.
O perfil do profissional do futuro
O profissional de marketing digital do futuro deverá ter pensamento voltado para o crescimento e solução de problemas, ser orientado a dados e não ter medo de se arriscar. Esse é o perfil que, na minha opinião, será o mais desejado pelos recrutadores.
Também precisará obter conhecimento e saber aplicá-lo muito bem. Não adianta só fazer os cursos, é preciso colocar em prática o que foi ensinado. Hoje em dia, o número de ferramentas disponíveis para a execução do trabalho é gigantesco, e cresce cada dia mais. Portanto, quanto mais informação o profissional tiver e souber aplicá-la, seu destaque será ainda maior.
Por fim, existe algo que eu gosto de chamar de Carreira em Tetris. Tetris é aquele jogo antigo, de ir encaixando as peças adequadamente nos espaços conforme elas vão caindo, em um determinado espaço de tempo. Ao invés de gastar energia buscando aprender tudo de uma vez só e consumindo conteúdo sem colocar a mão na massa, é melhor que o profissional escolha áreas em que ele precise aplicar no momento atual da carreira, que gerem um histórico de resultados, para que assim ele vá absorvendo novos conhecimentos conforme a necessidade e a cada nova fase de sua carreira.
*Por Alex Compri, Sócio e Head de Growth Marketing da BRSA
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