MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Esse ano o Metaverso vem com tudo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

5 de fev. de 2024

CATEGORIA

Artigos

E não sou eu, autor de livro sobre o tema que diz isso, mas duas fontes de enorme credibilidade em todo o planeta: Philip Kotler, a maior referência da história do marketing e a CES 2024, uma das mais importantes feiras de tecnologia do mundo. Minha esperança é que a SXSW 2024, que ocorrerá em Março, aborde o tema da mesma forma que as referências acima o fizeram.

É fato que dizer que “esse ano o Metaverso vem com tudo” parece atrasado, e infelizmente o é, pois essa frase diz respeito ao nosso amado Brasil, onde as lideranças ainda tem medo do novo, que concordo, o novo sempre assusta, mas como se diz por ai, quem sai na frente, normalmente tem vantagem.

Na minha modéstia visão, é um cenário que precisa ao menos ser testado como O Boticário, Coca-Cola, Stella Artois, Heineken, entre outras marcas, já fizeram suas tentativas. Importante ressaltar que o Metaverso não é algo do dia para a noite, é preciso de um tempo para que as iniciativas sejam aderidas pelas pessoas, como qualquer lançamento, é fato, que hoje, as Redes Sociais tem mais velocidade de negócios que o Metaverso, mas quanto tempo se levou para que as Redes Sociais chegassem a esse patamar?

Eu sempre que vejo algumas matérias como essa eu me pergunto se o Metaverso não morreu como alguns medrosos dizem por ai, afinal, mais fácil “matar” o desconhecido do que aprender com ele, não à toa, eu tenho certeza de que esse ano o Metaverso vem com tudo.

A plataforma do Metaverso poderá alcançar US$ 1 tri em 2030, isso significa pouco menos de 6 anos. Quer um efeito comparativo? Esse ano faz 10 anos que o Brasil perdeu de 7X1 da Alemanha na Copa de 2014, no Brasil.

A expansão do Metaverso será impulsionada principalmente pelos investimentos crescentes em todo o planeta, cuja o objetivo final é dar visibilidade para a marca ampliando os negócios, e isso tem sido feito em todo o planeta, ainda mais no segmento de moda.

A moda é um segmento em que o Metaverso está cada dia mais presente, entretanto, quanto mais eu estudo sobre os mercados, mais entendo como a moda está presente em todos eles, nem que seja apenas uma forte influenciadora, logo, esse mercado ser o que mais investe no Metaverso pode estar nos dando um recado importante nas entrelinhas.

Para quem ainda não está familiarizado com a CES (Consumer Electronics Show) trata-se de um evento de tecnologia que acontece em Las Vegas entre os dias 9 e 12 de janeiro. Entre as fabricantes que estão presentes na feira estão a Samsung, LG, NVidia, entre outras, é considerado o evento que dita as tendências de tecnologia para o ano que vem por ai, no caso, 2024.

Por isso que ela ocorre bem no começo do ano, pois é aqui que se debate as tendências do mundo da tecnologia, assim como a NRF faz com o varejo, a CES traz a tecnologia como seu carro-chefe e muitas coisas ali apresentadas são popularizadas em todo o planeta ajudando as pessoas a ter uma vida melhor diante a constante mudança no mundo.

A Panasonic vai entrar no Metaverso lançando o rastreador de corpo inteiro HaritoraX Wireless R e HaritoraX Wireless, este último compatível com SteamVR e com bateria para até 20 horas, por outro lado um país inteiro pode ser salvo pelo Metaverso, é o caso de Tuvalu.

Um conjunto de ilhas localizado no sul da Oceania, pode ser o primeiro o primeiro país a existir no Metaverso, afinal, em acordo com o governo, será preciso recriar a nação em um ambiente digital para Tuvalu não ser esquecido, uma vez que o local “engolido” pela água do mar.

Com a palavra, Philip Kotler

Esse ano o Metaverso vem com tudo, é o que o novo livro Marketing 6.0 do Kotler vai nos revelar. Infelizmente ele ainda não está disponível no Brasil – mas deve vir em breve – e, segundo o vem falando sobre o comportamento das pessoas nas tecnologias imersivas, tendo como um dos pilares o Metaverso.

 “Marketing 6.0 – The Future Is Immersive (O futuro é imersivo). Tendo como co-autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, a obra apresenta 10 capítulos distribuídos em três partes principais. A temática principal gira em torno do rápido crescimento em torno da experiência imersiva: realidade estendida, aumentada e metaverso. Marketing de conteúdo centrado no cliente, nas estratégias apoiadas por IA e na ascensão do Marketing multicanal e omnicanal personalizado para a era digital”, como visto aqui no Portal Mundo do Marketing.

E agora, vamos acreditar no Metaverso?

*Felipe Morais é Diretor da FM Consultoria em Planejamento

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme