MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

ESG torna-se cada vez mais crucial para o posicionamento das empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de ago. de 2023

CATEGORIA

Negócios

A consciência sobre o impacto das empresas no planeta está moldando o comportamento do consumidor brasileiro. No país, 67% das pessoas afirmam possuir o hábito de procurar sobre as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) de uma empresa antes de adquirir um produto, e ao descobrirem que uma marca prejudica sustenta práticas que prejudicam o meio-ambiente, 57% já desistiram de fechar uma compra, conforme aponta o Relatório ESG e Sustentabilidade, realizado pela Opinion Box.

No Brasil, o tema ganhou força durante a pandemia. Em 2021, as buscas pela sigla ESG atingiram o nível mais alto em 16 anos, segundo a plataforma Google Trends. Atualmente, o interesse se mantém crescente, e já foi incorporado por algumas empresas como uma estratégia de posicionamento de marca em um mercado cada vez mais competitivo e atento a essas questões.

Cabe destacar que as ações em prol de um futuro mais sustentável não afetam apenas a percepção dos consumidores. Este compromisso tem impacto direto nos investimentos que uma empresa pode receber. Para 2025, estima-se que a agenda ESG atrairá US$ 53 trilhões em investimentos, segundo a Bloomberg - o que significa que a observação das diretrizes sustentáveis se tornará, cada vez mais, um diferencial para a competitividade.

Pontos de atenção

O crescimento da popularidade do tema pode levar marcas e empresas a pecar com o greenwashing. O termo descreve a má utilização da pauta social, ambiental e ética como mera ferramenta de Marketing, sem o compromisso autêntico com mudanças reais - um pecado que, naturalmente, impacta negativamente a reputação de qualquer negócio.

Além disso, a adoção de artifícios para mascarar a falta de compromisso real com a agenda ESG denuncia ainda a falta de visão dos gestores e compromissos éticos sérios com preocupações globais por parte de algumas empresas. Nesse sentido, evitar a mudança e a adequação aos novos tempos significa o atraso do próprio crescimento.

Finalmente, a adoção do ESG descreve, além de uma decisão ética, uma estratégia de fortalecimento institucional, de retenção e aquisição de talentos. A partir desse posicionamento, empresas se alinham aos valores que, atualmente, encantam e conquistam tanto os consumidores quanto os investidores.

*Com informações de Bianca Bertoloto, Global Compliance Manager e Maiara Tanimoto, Legal Supervisor & Compliance da Medartis.Leia também: 84% dos executivos brasileiros admitem não ter conhecimento satisfatório em ESG

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme