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ESG, gamificação e tecnologia são tendências para programas de fidelidade

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

30 de ago. de 2023

CATEGORIA

Negócios

Muitos são os motivos que fazem com que os consumidores brasileiros se interessem por programas de fidelidade. Atualmente, a razão “economizar dinheiro” é a mais contundente, e foi citada por 71% dos respondentes de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Mercado de Fidelização.

A pesquisa aponta, também, que 65% dos brasileiros preferem realizar compras com marcas que oferecem o benefício, 61% costumam concentrar suas compras nesses estabelecimentos e 72% dão dicas a amigos e parentes sobre marcas e empresas que disponibilizam esse tipo de ação.

Mas uma tendência que desponta nos programas de fidelidade do Reino Unido pode chegar em breve ao Brasil e mudar o olhar dos consumidores sobre os benefícios a serem resgatados. Isso porque 28% dos britânicos preferem se associar a programas que permitam a conversão de pontos em doações para instituições de caridade e causas ambientais.

Para Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, a realidade britânica não está longe do Brasil por um simples motivo: cada vez mais, os consumidores estão considerando as consequências ambientais e sociais antes de fazer uma compra, e por isso, as marcas precisam desenvolver estratégias para se adaptar aos valores e demandas de seus públicos.

Gamificação e tecnologia se destacam 

Outra tendência em ascensão é o uso de gamificação. Sob a lógica desta estratégia, programas de fidelidade só oferecem recompensas após alcançar determinada meta. Dessa forma, as interações se tornam mais envolventes e, consequentemente, geram mais engajamento e melhores resultados para os negócios.

Adicionalmente, em função do encerramento do suporte oferecido pelo Google Chrome aos cookies de terceiros, marcas estão apostando nos programas de fidelidade que promovem a hiperpersonalização a fim de tratar cada cliente de forma individualizada com base nos dados coletados.

Naturalmente, marcas que desejam aproveitar o potencial dos programas de fidelidade devem estar atentas a algumas peculiaridades da modalidade, como, por exemplo, a geolocalização do consumidor. Para Cirino, as empresas precisam sempre levar em consideração que o Brasil é um país com dimensões continentais, e por isso, não adianta oferecer vários benefícios em estabelecimentos que não estão presentes na cidade do cliente.

Leia também: Tecnologia e consultoria são elementos essenciais para fidelização de clientes

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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