Esforços voltados para a conversão foram priorizados por 52% dos anunciantes ao longo de março, conforme aponta um novo estudo divulgado pela Uncover – um desequilíbrio perigoso no funil de vendas. Empresas que focaram apenas no fundo do funil tiveram um ROAS médio de R$ 3,3 ao longo do mês.
Por outro lado, organizações que adotaram uma abordagem de funil completo, equilibrando investimentos em todas as etapas do processo de compra, alcançaram o maior ROAS, com uma média de R$ 9,2. No entanto, somente 43% dos esforços publicitários foram direcionados para iniciativas de topo de funil, enquanto apenas 4% foram alocados para ações de consideração.
Baseada em 48 modelos de Marketing Mix Modeling (MMM), a análise evidencia um desequilíbrio persistente no funil de vendas. A distribuição limitada de recursos no topo e no meio do funil, adverte a Uncover, pode restringir a base de potenciais consumidores prontos para conversão, criando um gargalo no processo de aquisição de clientes.
Neste panorama, empresas que focaram apenas o fundo do funil tiveram um ROAS médio de R$ 3,3, enquanto os que priorizaram exclusivamente topo e fundo do funil registraram um retorno de R$ 3,9.

Alguns sinais indicam que as empresas estão assimilando os prejuízos causados por estratégias limitadas. O estudo aponta uma pequena redução no investimento total em conversão de fevereiro para março. Mesmo assim, o quadro geral sugere a priorização contínua dos anunciantes em resultados imediatos em resposta às pressões econômicas e à necessidade de demonstrar retorno rápido sobre os investimentos em Marketing.
O estudo também ressalta a importância crescente do Marketing de Influência, que se mantém no top 5 de mídias mais incrementais. Para os anunciantes que buscam maximizar o ROAS em março, a Uncover ranqueia um mix de mídias mais eficazes, que inclui X (Twitter), Influencer, Meta Ads, Afiliados e Rádio. Já para aqueles focados em aumentar a incrementalidade de mídia, o ranking é liderado por Google Ads, Meta Ads, Televisão, Influencer e TikTok Ads.
A Uncover sugere que as empresas devem reavaliar a distribuição de investimentos para otimizar o desempenho das campanhas e evitar a saturação do mercado. O histórico de foco em fundo de funil por dois meses consecutivos tem penalizado o volume incremental alavancado pela mídia em todas as estratégias, reforçando a necessidade de um planejamento mais equilibrado.
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