MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Empresas registram quase R$ 6 a mais em ROAS com foco no funil completo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Esforços voltados para a conversão foram priorizados por 52% dos anunciantes ao longo de março, conforme aponta um novo estudo divulgado pela Uncover – um desequilíbrio perigoso no funil de vendas. Empresas que focaram apenas no fundo do funil tiveram um ROAS médio de R$ 3,3 ao longo do mês.

Por outro lado, organizações que adotaram uma abordagem de funil completo, equilibrando investimentos em todas as etapas do processo de compra, alcançaram o maior ROAS, com uma média de R$ 9,2. No entanto, somente 43% dos esforços publicitários foram direcionados para iniciativas de topo de funil, enquanto apenas 4% foram alocados para ações de consideração.

Baseada em 48 modelos de Marketing Mix Modeling (MMM), a análise evidencia um desequilíbrio persistente no funil de vendas. A distribuição limitada de recursos no topo e no meio do funil, adverte a Uncover, pode restringir a base de potenciais consumidores prontos para conversão, criando um gargalo no processo de aquisição de clientes. 

Neste panorama, empresas que focaram apenas o fundo do funil tiveram um ROAS médio de R$ 3,3, enquanto os que priorizaram exclusivamente topo e fundo do funil registraram um retorno de R$ 3,9.


Alguns sinais indicam que as empresas estão assimilando os prejuízos causados por estratégias limitadas. O estudo aponta uma pequena redução no investimento total em conversão de fevereiro para março. Mesmo assim, o quadro geral sugere a priorização contínua dos anunciantes em resultados imediatos em resposta às pressões econômicas e à necessidade de demonstrar retorno rápido sobre os investimentos em Marketing.

O estudo também ressalta a importância crescente do Marketing de Influência, que se mantém no top 5 de mídias mais incrementais. Para os anunciantes que buscam maximizar o ROAS em março, a Uncover ranqueia um mix de mídias mais eficazes, que inclui X (Twitter), Influencer, Meta Ads, Afiliados e Rádio. Já para aqueles focados em aumentar a incrementalidade de mídia, o ranking é liderado por Google Ads, Meta Ads, Televisão, Influencer e TikTok Ads.

A Uncover sugere que as empresas devem reavaliar a distribuição de investimentos para otimizar o desempenho das campanhas e evitar a saturação do mercado. O histórico de foco em fundo de funil por dois meses consecutivos tem penalizado o volume incremental alavancado pela mídia em todas as estratégias, reforçando a necessidade de um planejamento mais equilibrado.

Leia também: O meio do funil é a nova mina de ouro do Marketing – e poucos perceberam

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme