MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Empresas brasileiras adotam IA com boas perspectivas de ROI

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Empresas brasileiras adotam IA com boas perspectivas de ROI

A maioria (55,90%) das empresas brasileiras começou a adotar IA entre 2022 e 2023. Deste total, quase metade (45,10%) classifica a adoção como “avançada”, conforme apontam dados divulgados pela HubSpot na pesquisa “Retorno sobre investimento: os impactos da IA no Marketing”.

As áreas de maior uso de IA nas estratégias de Marketing incluem automação de tarefas (55,90%), criação de conteúdo em texto (52,70%) e criação de conteúdo em vídeo (50,60%). Com efeito, 45,3% das empresas estimam que a IA impactará entre 26% e 50% do ROI de Marketing em 2025.

O movimento é apoiado por consultorias especializadas: 92,4% dos respondentes contam com o apoio de consultores e empresas para implementar ferramentas de IA. Um ponto crucial é a preocupação com ética e privacidade: 78,6% dos profissionais afirmaram que esses fatores são essenciais em suas decisões sobre a adoção de IA.

Medição de resultados

Medição de resultados

A medição do impacto da IA é uma prioridade para as equipes de Marketing, com 95,4% dos entrevistados afirmando que utilizam métricas específicas para avaliar os resultados. Os principais indicadores de sucesso incluem o aumento de receitas (59,85%) e o tempo economizado em tarefas operacionais (55,03%).

Quase toda a amostra consultada pela HubSpot (98,95%) relatou impactos positivos da IA nos processos de trabalho. Entre os principais benefícios observados, destacam-se aumento de receitas (19,81%), economia de tempo em tarefas operacionais (18,18%), redução de custos (17,85%), melhoria na retenção de clientes (16,62%) e incremento geração de leads (13,46%).

Segundo Camilo Clavijo, vice-presidente de vendas para a HubSpot na América Latina, o cálculo do ROI é uma disciplina essencial do Marketing moderno e um desafio na adoção de novos paradigmas, mas as empresas que possuem bons modelos para definição do ROI no uso de IA estão de fato vendo o benefício se materializar em números.

Por outro lado, os desafios na mensuração são claros. O principal obstáculo para a adoção mais eficaz da IA é a falta de experiência e conhecimentos técnicos, apontado por 40,5% dos entrevistados. 29,8% dos profissionais apontam a dificuldade de atribuir resultados diretamente à IA e 26,2% destacam a complexidade na análise de dados como um percalço a ser superado. 

Perspectivas para o futuro: expansão e inovação

Nos próximos 12 meses, 97,9% dos respondentes pretendem ampliar o uso da IA. Metade deles (50,2%) considera expandir suas aplicações para uma integração mais abrangente, enquanto 56,1% avaliam que suas equipes estão bem preparadas para adotar novas ferramentas de IA.

Entre as principais tendências, a automação de tarefas complexas por agentes de IA se destaca, sendo mencionada por 36,1% dos profissionais como uma das mais promissoras áreas de investimento.

Leia também: O impacto da IA em 2025: Da promoção da criatividade à construção de um futuro sustentável

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar