MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Empresas brasileiras adotam IA com boas perspectivas de ROI

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Empresas brasileiras adotam IA com boas perspectivas de ROI
Empresas brasileiras adotam IA com boas perspectivas de ROI
Empresas brasileiras adotam IA com boas perspectivas de ROI

A maioria (55,90%) das empresas brasileiras começou a adotar IA entre 2022 e 2023. Deste total, quase metade (45,10%) classifica a adoção como “avançada”, conforme apontam dados divulgados pela HubSpot na pesquisa “Retorno sobre investimento: os impactos da IA no Marketing”.

As áreas de maior uso de IA nas estratégias de Marketing incluem automação de tarefas (55,90%), criação de conteúdo em texto (52,70%) e criação de conteúdo em vídeo (50,60%). Com efeito, 45,3% das empresas estimam que a IA impactará entre 26% e 50% do ROI de Marketing em 2025.

O movimento é apoiado por consultorias especializadas: 92,4% dos respondentes contam com o apoio de consultores e empresas para implementar ferramentas de IA. Um ponto crucial é a preocupação com ética e privacidade: 78,6% dos profissionais afirmaram que esses fatores são essenciais em suas decisões sobre a adoção de IA.

Medição de resultados

Medição de resultados

A medição do impacto da IA é uma prioridade para as equipes de Marketing, com 95,4% dos entrevistados afirmando que utilizam métricas específicas para avaliar os resultados. Os principais indicadores de sucesso incluem o aumento de receitas (59,85%) e o tempo economizado em tarefas operacionais (55,03%).

Quase toda a amostra consultada pela HubSpot (98,95%) relatou impactos positivos da IA nos processos de trabalho. Entre os principais benefícios observados, destacam-se aumento de receitas (19,81%), economia de tempo em tarefas operacionais (18,18%), redução de custos (17,85%), melhoria na retenção de clientes (16,62%) e incremento geração de leads (13,46%).

Segundo Camilo Clavijo, vice-presidente de vendas para a HubSpot na América Latina, o cálculo do ROI é uma disciplina essencial do Marketing moderno e um desafio na adoção de novos paradigmas, mas as empresas que possuem bons modelos para definição do ROI no uso de IA estão de fato vendo o benefício se materializar em números.

Por outro lado, os desafios na mensuração são claros. O principal obstáculo para a adoção mais eficaz da IA é a falta de experiência e conhecimentos técnicos, apontado por 40,5% dos entrevistados. 29,8% dos profissionais apontam a dificuldade de atribuir resultados diretamente à IA e 26,2% destacam a complexidade na análise de dados como um percalço a ser superado. 

Perspectivas para o futuro: expansão e inovação

Nos próximos 12 meses, 97,9% dos respondentes pretendem ampliar o uso da IA. Metade deles (50,2%) considera expandir suas aplicações para uma integração mais abrangente, enquanto 56,1% avaliam que suas equipes estão bem preparadas para adotar novas ferramentas de IA.

Entre as principais tendências, a automação de tarefas complexas por agentes de IA se destaca, sendo mencionada por 36,1% dos profissionais como uma das mais promissoras áreas de investimento.

Leia também: O impacto da IA em 2025: Da promoção da criatividade à construção de um futuro sustentável

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme