A maioria (55,90%) das empresas brasileiras começou a adotar IA entre 2022 e 2023. Deste total, quase metade (45,10%) classifica a adoção como “avançada”, conforme apontam dados divulgados pela HubSpot na pesquisa “Retorno sobre investimento: os impactos da IA no Marketing”.
As áreas de maior uso de IA nas estratégias de Marketing incluem automação de tarefas (55,90%), criação de conteúdo em texto (52,70%) e criação de conteúdo em vídeo (50,60%). Com efeito, 45,3% das empresas estimam que a IA impactará entre 26% e 50% do ROI de Marketing em 2025.
O movimento é apoiado por consultorias especializadas: 92,4% dos respondentes contam com o apoio de consultores e empresas para implementar ferramentas de IA. Um ponto crucial é a preocupação com ética e privacidade: 78,6% dos profissionais afirmaram que esses fatores são essenciais em suas decisões sobre a adoção de IA.

Medição de resultados
A medição do impacto da IA é uma prioridade para as equipes de Marketing, com 95,4% dos entrevistados afirmando que utilizam métricas específicas para avaliar os resultados. Os principais indicadores de sucesso incluem o aumento de receitas (59,85%) e o tempo economizado em tarefas operacionais (55,03%).
Quase toda a amostra consultada pela HubSpot (98,95%) relatou impactos positivos da IA nos processos de trabalho. Entre os principais benefícios observados, destacam-se aumento de receitas (19,81%), economia de tempo em tarefas operacionais (18,18%), redução de custos (17,85%), melhoria na retenção de clientes (16,62%) e incremento geração de leads (13,46%).
Segundo Camilo Clavijo, vice-presidente de vendas para a HubSpot na América Latina, o cálculo do ROI é uma disciplina essencial do Marketing moderno e um desafio na adoção de novos paradigmas, mas as empresas que possuem bons modelos para definição do ROI no uso de IA estão de fato vendo o benefício se materializar em números.
Por outro lado, os desafios na mensuração são claros. O principal obstáculo para a adoção mais eficaz da IA é a falta de experiência e conhecimentos técnicos, apontado por 40,5% dos entrevistados. 29,8% dos profissionais apontam a dificuldade de atribuir resultados diretamente à IA e 26,2% destacam a complexidade na análise de dados como um percalço a ser superado.

Perspectivas para o futuro: expansão e inovação
Nos próximos 12 meses, 97,9% dos respondentes pretendem ampliar o uso da IA. Metade deles (50,2%) considera expandir suas aplicações para uma integração mais abrangente, enquanto 56,1% avaliam que suas equipes estão bem preparadas para adotar novas ferramentas de IA.
Entre as principais tendências, a automação de tarefas complexas por agentes de IA se destaca, sendo mencionada por 36,1% dos profissionais como uma das mais promissoras áreas de investimento.
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