Entender o legado que sua marca está construindo requer uma análise abrangente e contínua da percepção de sua marca ao longo do tempo. Ou seja, qual o impacto que sua marca traz para a população ou até mesmo como os clientes se sentem quando falamos em seu nome. Aqui pode surgir a dúvida: mas Ciro, como eu consigo compreender o legado da minha marca?
Essa resposta não é simples e não há receita de bolo. Mas um começo pode ser por pesquisas de mercado. Isso te ajudará a entender como sua marca é percebida em relação à concorrência e identificar as áreas de oportunidade e melhorias. Analise dados e métricas, assim você pode avaliar o desempenho da sua marca ao longo do tempo, incluindo indicadores-chave como (KPIs), taxa de retenção de clientes, de conversão e alcance em redes sociais.
Em tempos em fast information, onde tudo muda a cada segundo, também é importante monitorar a concorrência. Acompanhando o que estão fazendo e como suas marcas estão sendo percebidas pelo público, te ajudará a identificar diferenciais e oportunidades de posicionamento. Monitore também suas redes sociais, fique de olho em menções à sua marca nas mídias e em outras plataformas, pois isso te auxiliará e permitirá que você saiba o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca e como ela está sendo percebida pelo público.
Analise anualmente se os valores e propósitos da sua marca estão alinhados com as expectativas dos clientes e se eles estão sendo refletidos em suas ações e comunicações. Dessa forma você será capaz de analisar o histórico de conquistas de sua marca e o impacto positivo na sociedade, clientes e comunidade no geral.
Realize também pesquisas junto aos seus clientes para obter um feedback sobre sua experiência, produtos e serviços. O mesmo feedback serve para concretizar a cultura organizacional da sua empresa, buscando um overview dos seus colaboradores.
Por fim, mantenha-se sempre atento e focado na satisfação e nas necessidades dos seus clientes, pois esse índice pode ser um sinal de como está sendo o impacto de sua marca para outros stakeholders. Lembre-se, o legado da sua marca é construído ao longo do tempo, por isso, acompanhar a evolução e estar aberto a ajustes e melhorias conforme a marca cresce e se desenvolve é essencial para a sobrevivência da mesma. Já pensou em qual legado você está deixando?!
*Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper/SP) e Service Designer, Ciro projetou estratégias para marcas como Oi, Mitsubishi Corp., Ipiranga, Grupo Mitsui, Ambev, Nestlé e Ponto Frio
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