Boas notícias para os vendedores que desejam se aventurar nas águas internacionais do e-commerce: a plataforma estadunidense eBay - considerada uma das pioneiras do comércio eletrônico - quer ampliar o fluxo de exportação de produtos brasileiros para os 190 mercados estrangeiros atendidos pela plataforma, como Estados Unidos, Reino Unido e França.
Buscando captar vendedores e torná-los aptos às práticas que norteiam a exportação de produtos, a plataforma está investindo no programa eBay Academy. A ementa do programa conta com aulas que abordam temas como otimização de anúncios no e-commerce, a profissionalização das páginas dos vendedores e a personalização da exposição do portfólio de produtos comercializados.
Os vendedores selecionados para participar do programa terão acesso à vantagens como consultoria personalizada, além de poder alcançar a base global de visitantes do eBay, que atualmente, corresponde a 134 milhões de consumidores em todo o mundo. “Estamos em busca de empreendedores que queiram começar a exportar. O Brasil é um mercado muito importante para o eBay, e queremos ajudar a maximizar esse mercado”, afirma Irene Pedrós, Business Development Integration, Marketing & Logistics Manager do eBay LatAm, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.O eBay e o Brasil
Considerada uma pioneira do e-commerce internacional e uma das plataformas mais acessadas pelos consumidores norte-americanos, o eBay ainda não figura entre os destaques do comércio eletrônico brasileiro. Naturalmente, há espaço para crescimento, e o foco atual da empresa está no empreendedor. “O nosso foco é ajudar empreendedores brasileiros que tenham o interesse de exportar para fora das suas fronteiras. Isso é muito importante, porque não se trata de vender apenas dentro do Brasil, mas também exportar, sobretudo para os Estados Unidos, o maior mercado do eBay”, explica Irene.
Para isso, o eBay conta com parceiros de peso para incentivar empreendedores brasileiros a se aventurar nas atividades do e-commerce internacional. "Junto a parceiros como B2GO e ApexBrasil, buscamos conscientizar os empreendedores sobre a importância do comércio eletrônico, e queremos ensinar e apoiar a todos os empreendedores a começar a exportar”, prossegue.
Em função destes esforços, em 2023, a plataforma começa a registrar números que indicam passos dados no caminho certo. “Atualmente, temos 3600 negócios brasileiros ativos no eBay, e o interessante é que as vendas desses negócios, combinadas, cresceram 30% em relação aos anos anteriores. No ano passado, realizamos no ano uma feira para exaltar os exportadores do ano, e um vendedor brasileiro ganhou o prêmio na categoria melhor serviço ao cliente. Isso é um exemplo de que os vendedores brasileiros podem utilizar o e-commerce para exportar de forma eficiente”, completa a gerente.
Oportunidades de aprendizagem
Para dar corpo aos planos de expansão da exportação de produtos brasileiros no eBay, a plataforma abriu inscrições para o programa eBay Academy Brasil. A ementa das aulas, ministradas por Irene, tem por objetivo preparar os vendedores para lidar com todo o sistema de divulgação, vendas e pós-vendas na plataforma.
O programa é parte de uma estratégia de tecnologia focada na promoção de categorias-chave do e-commerce brasileiro, como autopeças, cosméticos, moda, relógios e itens recondicionados. “Estamos confiantes de que esta iniciativa ajudará as empresas brasileiras a aumentar suas vendas e atrair novos clientes para suas lojas no eBay”, comenta Raul Bustamante, Diretor de Marketing e Comunicação para América Latina e Mercados Emergentes Globais do eBay.
Os selecionados para fazer parte da academia encontrarão benefícios exclusivos, como consultoria personalizada, soluções de parceiros do eBay para upload e sincronização de listagens, treinamento sobre práticas recomendadas e ferramentas e receberão um certificado oficial oferecido pela plataforma. “Ao término do programa, estaremos presentes, ao longo de um ano, para auxiliar os comerciantes com possíveis dúvidas, questões ou problemas adicionais”, destaca Irene.
O processo avaliará diferenciais como o tipo de produto no qual o candidato se concentra, a disponibilidade de pelo menos 150 itens para venda, a experiência em vendas online, e a disponibilidade para participar das sessões. O programa terá início no dia 11 de maio.
Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Irene Pedrós abordou etapas das estratégias de capacitação dos comerciantes brasileiros e destacou outros objetivos e abordagens da eBay Academy. Confira abaixo:
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