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E-commerce de casas movimenta mais de R$ 100 milhões em vendas

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Tempo de Leitura 3 min

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27 de ago. de 2024

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Notícias

Como renovar um setor e criar oportunidades de vendas onde poucas pessoas viram oportunidade? No mercado de construções, o e-commerce vem sendo a inovação da vez. E a Espaço Smart, loja de casas, aproveitou o canal para rentabilizar mais. Desde o seu lançamento há dois anos, o comércio eletrônico da marca já movimentou mais de R$ 100 milhões em vendas.

Tudo começou com uma parceria com a VTEX, solução em nuvem para comércios online, para construir o primeiro e-commerce de residências e itens para construções em steel frame. Com um faturamento previsto de R$ 500 milhões para este ano, a Espaço Smart projeta que o e-commerce movimente cerca de 12% do montante.

Uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o e-commerce deve superar a barreira dos R$ 200 bilhões no país em 2024. Apesar da faixa relativamente baixa, Fernando Scheffer, fundador da marca, explica que o propósito da ferramenta vai além do comércio em si, passando pelo aprimoramento significativo na forma de consumo por parte dos compradores.

Ele explica que a empresa foi criada com o objetivo de mudar a forma de vender casas do Brasil. “Conseguimos encontrar uma solução que nos permite melhorar a experiência do cliente e adicionar diversos novos recursos ao processo de compra. Por se tratar de uma comercialização de produto extremamente complexa, e que muitas vezes o consumidor vai comprar uma única vez em toda a vida, o e-commerce aparece como uma ferramenta capaz de aprimorar a jornada de decisão do cliente, e não somente na transação final”, explicou.

Estratégia multicanal

A prova deste processo está refletida nos números. Somente no primeiro semestre de 2024, mais de 40 mil pessoas visitaram uma loja física da marca após terem sido impactadas pelo e-commerce. Além disso, 16% dos projetos vendidos no período tiveram a jornada de compra iniciada no meio digital.

Mais da metade (55%) dos clientes que compram online acabam optando pela opção pick Up Store, em que retiram os produtos diretamente em uma das 38 lojas físicas da Espaço Smart espalhadas pelo país e no Paraguai, acelerando e otimizando o processo de entrega dos materiais.

De acordo com Scheffer, boa parte deste público acaba realizando ainda um cross-selling, tendo em vista a atuação com especificações complexas de arquitetura e engenharia dentro dos projetos. O fundador da empresa contou ainda que, na maioria das vezes, o cliente deixa de comprar algum item necessário para a solução completa, como fitas, massas ou parafusos e acaba adquirindo esses itens na loja física, no momento da retirada.

Essa possibilidade, além de aumentar o ticket médio do cliente omnicanal, também ajuda a fidelizar e estender o Lifetime value (LTV) dos consumidores.

Obra previsível e entretida

Dentre os benefícios que justificam o aprimoramento na jornada do cliente está a previsibilidade que a solução garante ao projeto. Com integração via API de calculadoras capazes de definir preços de estruturas como telhado, piso, forros, parede, o cliente consegue receber uma precisão orçamentária de materiais e mão-de-obra.

Além disso, por meio de tecnologias de IA, realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) plugadas diretamente na plataforma VTEX, o comprador consegue desenhar, “construir” e visualizar virtualmente o projeto de sua casa.

"Quando falamos da compra de uma casa, normalmente é algo sem graça, chato e imprevisível. O que fazemos é transformar a jornada de compra, que é extremamente importante e de alto valor agregado, em um entretenimento, onde o comprador pode explorar tecnologias imersivas, sensoriais, IA, 3D, Metaverso, RA, RV, BIM para que a construção da residência seja agradável e previsível para o cliente", explicou Rodrigo Brandão, Gerente de Marketing da Espaço Smart.

Leia também: Faturamento das PMEs no e-commerce cresceu 33% no primeiro semestre

Clube Mundo do Marketing

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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