Há um cenário desafiador para o e-commerce nacional: menos da metade das empresas do setor conseguiu atingir suas metas de vendas e Marketing no último ano. O estudo Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station, aponta que apenas 25% das empresas bateram os objetivos de vendas e em relação ao Marketing, somente 34% conseguiram, o que leva a considerar uma possível falta de processos e análises bem definidos nesses dois quesitos e de investimentos em estratégias de atração, conversão e relacionamento para os resultados serem alcançados.
Diante desse cenário e da vasta oportunidade que o segmento apresenta, 76% dos times de e-commerce têm apostado nas redes sociais como principal estratégia de Marketing digital, seguido por mídia paga, 72%, e Marketing de conteúdo, 60%.
Os números mostram a importância do uso dos múltiplos canais de Marketing para suprir as duas principais dores do setor, que conforme o Panorama, são em 35% para aumento ou engajamento de leads e 12% criar ofertas e conteúdos que conversam com público. O estudo também indicou que 89% dos e-commerces estão fazendo ações de inbound Marketing.
IA em alta
O levantamento da RD Station também aponta que 55% das equipes de Marketing em e-commerce afirmaram usar IA em seus negócios. As principais frentes para o uso de IA são de criação de conteúdo (45%), personalização de campanhas (29%) e planejamento (22%). Por outro lado, somente 12% aproveita para analisar dados e relatórios, o que tem sido uma das principais dores no setor.
Como em quase todo o mercado, o uso da inteligência artificial aplicada à estratégia continua em alta e faz parte das principais tendências de Marketing, segundo times de e-commerce. E conhecer tendências é fundamental para a operação dos negócios. O estudo mostra que, para o próximo ano, 53% vão continuar com IA para ter mais produtividade, 46% com vendas nas redes sociais e 39% apostarão em conteúdo audiovisual.
Apesar da IA auxiliar nas demandas, é fundamental para lojas virtuais menores terem rotinas de análise de dados, para que o time de Marketing consiga produzir relatórios e observar a evolução das campanhas. O levantamento diz que 47% das empresas contam com uma ou mais pessoas no time com foco em análise e 35% não possuem ninguém.
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