Download de aplicativos para compras cresce no Dia das Mães Bruno Mello 12 de maio de 2023

Download de aplicativos para compras cresce no Dia das Mães

         

Especialista da Adjust dá dicas para marcas melhorarem estratégia mobile. Marketing Conversacional sai na frente com maior potencial

Download de aplicativos para compras cresce no Dia das Mães
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O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, é considerado a primeira oportunidade de aumento nas vendas no e-commerce brasileiro e representa até 59,3% do faturamento do mês, em média, de acordo com os números de SmartHint e Confi. Neotrust.

Além disso, também é uma data em que há crescimento no número de instalação de aplicativos de comércio eletrônico. No ano passado, a Adjust, solução de mensuração e analytics, identificou um aumento perceptível nas instalações de apps no mês de maio.

As instalações de aplicativos de descoberta de viagens ficaram 49% acima da média diária de maio no Dia das Mães, enquanto a de aplicativos de entrega ficaram 33% acima da média, indicando compras de presentes de última hora.

O foco, portanto, é atrair a atenção dos clientes para as compras. Para conquistar esses potenciais consumidores neste Dia das Mães, a Adjust separou três dicas para os profissionais de marketing móvel:

1 – Lance uma campanha de Marketing de influenciadores durante o período de Dia das Mães, na qual mães influentes podem compartilhar seu aplicativo com seus seguidores.

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2 – Ofereça ofertas ou promoções exclusivas para o Dia das Mães para incentivar as instalações e aumentar o conhecimento da marca.

3 – Tenha como alvo parceiros e filhos adultos, não apenas as mães. Promova seu app como presente de descontração na data.

“O Dia das Mães é o único domingo em que as instalações e sessões de aplicativos de lista de compras não aumentam. A nossa recomendação é pausar anúncios e mensagens no aplicativo neste final de semana e aproveitar outras oportunidades”, comenta Larissa Olival, Sales Executive da Adjust.

Whatsapp também é aposta para vendas

Presente em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp se enquadra perfeitamente na definição popular “pau pra toda obra”. O aplicativo da Meta já acumula diversas funções para incrementar a experiência dos usuários, mas o potencial conversacional da plataforma continua ocupando lugar de destaque por sua versatilidade. Desde as mensagens trocadas nos grupos de família até às estratégias de Marketing e vendas, o WhatsApp oferece aos usuários, de forma direta e fluída, a certeza de que as mensagens serão enviadas e recebidas.

A análise do espaço conquistado pelo WhatsApp no dia-a-dia do brasileiro é um preâmbulo necessário para a compreensão do potencial das ferramentas conversacionais. Afinal, a popularidade dos apps de mensagens tem o poder de fazer com que pequenos varejistas utilizem estratégias de captação, atração e conversão, através do Marketing Conversacional, sem sequer saber disso.

“Sabendo que o WhatsApp é mais popular que o Instagram, os profissionais de Marketing podem ser levados a seguinte reflexão: ‘quer dizer que o canal que eu invisto um bocado de orçamento, em tráfego pago, em mídia paga, que são o Instagram e o Facebook, não são os canais mais utilizados pelas pessoas?’”, questiona William Brito, CRO da Tallos, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.

Um estudo realizado pela Forrester indica que 69% dos usuários de ferramentas conversacionais notaram redução no custo operacional. A mesma pesquisa aponta que 62% dos entrevistados observaram o aumento na produtividade dos agentes que utilizam as plataformas, como operadores, atendentes e vendedores, e 55% relataram o aumento da satisfação geral dos consumidores.

“O universo conversacional facilita o colhimento de informações e a pré-coleta de leads. Também é possível usar o WhatsApp de forma ativa para engajar e converter, automatizar rotinas e atividades repetitivas do time, empoderar os clientes para o atendimento de demandas e concentrar e gerenciar as atividades de atendimento”, pontua Brito.

Saiba mais sobre como vender mais pelos apps no Clube Mundo do Marketing.

Leia também: Jornada do consumidor e a influência sobre o Marketing Conversacional


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