O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, é considerado a primeira oportunidade de aumento nas vendas no e-commerce brasileiro e representa até 59,3% do faturamento do mês, em média, de acordo com os números de SmartHint e Confi. Neotrust.
Além disso, também é uma data em que há crescimento no número de instalação de aplicativos de comércio eletrônico. No ano passado, a Adjust, solução de mensuração e analytics, identificou um aumento perceptível nas instalações de apps no mês de maio.
As instalações de aplicativos de descoberta de viagens ficaram 49% acima da média diária de maio no Dia das Mães, enquanto a de aplicativos de entrega ficaram 33% acima da média, indicando compras de presentes de última hora.
O foco, portanto, é atrair a atenção dos clientes para as compras. Para conquistar esses potenciais consumidores neste Dia das Mães, a Adjust separou três dicas para os profissionais de marketing móvel:
1 - Lance uma campanha de Marketing de influenciadores durante o período de Dia das Mães, na qual mães influentes podem compartilhar seu aplicativo com seus seguidores.
2 - Ofereça ofertas ou promoções exclusivas para o Dia das Mães para incentivar as instalações e aumentar o conhecimento da marca.
3 - Tenha como alvo parceiros e filhos adultos, não apenas as mães. Promova seu app como presente de descontração na data.
“O Dia das Mães é o único domingo em que as instalações e sessões de aplicativos de lista de compras não aumentam. A nossa recomendação é pausar anúncios e mensagens no aplicativo neste final de semana e aproveitar outras oportunidades”, comenta Larissa Olival, Sales Executive da Adjust.
Whatsapp também é aposta para vendas
Presente em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp se enquadra perfeitamente na definição popular “pau pra toda obra”. O aplicativo da Meta já acumula diversas funções para incrementar a experiência dos usuários, mas o potencial conversacional da plataforma continua ocupando lugar de destaque por sua versatilidade. Desde as mensagens trocadas nos grupos de família até às estratégias de Marketing e vendas, o WhatsApp oferece aos usuários, de forma direta e fluída, a certeza de que as mensagens serão enviadas e recebidas.
A análise do espaço conquistado pelo WhatsApp no dia-a-dia do brasileiro é um preâmbulo necessário para a compreensão do potencial das ferramentas conversacionais. Afinal, a popularidade dos apps de mensagens tem o poder de fazer com que pequenos varejistas utilizem estratégias de captação, atração e conversão, através do Marketing Conversacional, sem sequer saber disso.
“Sabendo que o WhatsApp é mais popular que o Instagram, os profissionais de Marketing podem ser levados a seguinte reflexão: ‘quer dizer que o canal que eu invisto um bocado de orçamento, em tráfego pago, em mídia paga, que são o Instagram e o Facebook, não são os canais mais utilizados pelas pessoas?’”, questiona William Brito, CRO da Tallos, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.
Um estudo realizado pela Forrester indica que 69% dos usuários de ferramentas conversacionais notaram redução no custo operacional. A mesma pesquisa aponta que 62% dos entrevistados observaram o aumento na produtividade dos agentes que utilizam as plataformas, como operadores, atendentes e vendedores, e 55% relataram o aumento da satisfação geral dos consumidores.
“O universo conversacional facilita o colhimento de informações e a pré-coleta de leads. Também é possível usar o WhatsApp de forma ativa para engajar e converter, automatizar rotinas e atividades repetitivas do time, empoderar os clientes para o atendimento de demandas e concentrar e gerenciar as atividades de atendimento”, pontua Brito.
Saiba mais sobre como vender mais pelos apps no Clube Mundo do Marketing.
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